Direção da Unifan se reúne com coordenadores de cursos para apresentar resolução com novas normas de funcionamento

Professores Divino Gustavo e Carlos Vicchiatti apresentaram a Resolução e comentaram os detalhes com os coordenadores presentes

No início da semana o Conselho Deliberativo da Associação Aparecidense de Educação, presidido por Alcides Ribeiro Filho, esteve reunido para elaborar, discutir e aprovar uma Resolução com base nas orientações dos Ministérios da Saúde e da Educação, acerca do Coronavírus (Covid-19).

Na manhã de hoje (27/03) a direção da Faculdade Alfredo Nasser convocou uma reunião de trabalho com todos os coordenadores de cursos da Instituição. A abertura foi feita pelo Diretor Acadêmico, Prof. Dr. Carlos Alberto Vicchiatti, que iniciou afirmando que o momento é de atenção e não de pavor.

O docente disse ainda que a situação é inusitada para todos e que a própria Unifan está aprendendo a conviver e se adequar ao atual cenário. “Somos professores e disseminadores de informações. O que iremos compartilhar com os nossos alunos serão informações e métodos atualizados de acordo com a realidade, daí a importância vital de nos prepararmos, adequarmos e engajarmos nessa verdadeira cruzada em garantir ao corpo discente uma educação de qualidade e excelência”, afirmou o professor Carlos Vicchiatti.

O Diretor Acadêmico leu a íntegra da Resolução para os coordenadores de cursos. O documento traz como destaque a interrupção, temporária, de todas as atividades acadêmicas presenciais, instituindo o sistema remoto, a partir de 31/03/2020.

A Instituição disponibilizará o Sistema Acadêmico Virtual para os professores ministrarem as atividades acadêmicas, por meio de recursos tecnológicos. Além disso, todos os Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos, sob a presidência dos respectivos Coordenadores, emitirão orientações para o corpo docente e discente, que regerão o processo de ensino, pesquisa e extensão, durante o tempo em que durarem as adequações das rotinas que evitem o contágio com o Coronavírus. Ainda de acordo com a Resolução apresentada, a Secretaria e o Departamento Financeiro da Unifan atenderão exclusivamente por telefone ou emails institucionais.

O Prof. Esp. Divino Eterno de Paula Gustavo, diretor de Desenvolvimento da Faculdade Alfredo Nasser afirmou que o interesse a partir de agora é criar e desenvolver uma nova relação de trabalho, sem deixar que os reflexos do atual cenário prejudiquem na qualidade do ensino oferecido. O docente disse que nas últimas semanas teve vários contatos com representantes de outras IES e com o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Educação Superior do Estado de Goiás, discutindo formas de amenizar os impactos provocados com as adequações necessárias.

“O isolamento social foi o único caminho, já que a situação é séria e preocupante. Buscamos resguardar o bem estar de nossos alunos, professores e coordenadores, por isso resolvemos criar esse ambiente virtual de trabalho. A Faculdade continuará funcionando no sistema presencial, só que de forma remota”, ressalta o professor Divino Gustavo.

Foi criado e apresentado aos coordenadores a nova rede de relacionamento que será utilizada entre professores e alunos. A direção da Unifan garante que o Calendário Acadêmico não será prejudicado. Todos os conteúdos dos projetos pedagógicos dos cursos serão trabalhados no site (https://www.unifan.edu.br/unifan/aparecida/) da Instituição e os professores estarão atendendo virtualmente os alunos nos horários habituais de aula. De acordo com a diretoria Acadêmica o que estarão suspensas temporariamente são as aulas laboratoriais e estágios, tanto dos cursos da Saúde, como no Núcleo de Práticas Jurídicas, etc. “As aulas laboratoriais acontecerão de forma tutorial. Todos os Estágios estão temporariamente suspensos e os Trabalhos de Conclusão de Curso, neste semestre, não terão banca de avaliação. Tudo será feito remotamente”, explica o professor Carlos Vicchiatti.

Ao final da reunião, que aconteceu no auditório da Faculdade, respeitando as normas de distanciamento pessoal e prevenção, houve o momento de apresentação da nova plataforma online e respondidas eventuais dúvidas e questionamentos dos coordenadores de cursos que a partir de agora, após a capacitação, atuarão como multiplicadores das informações junto ao corpo docente.

27/03/2020