Histórico Institucional

Histórico Institucional

O Centro Universitário Alfredo Nasser foi criado com a intenção de destacar-se no meio educacional e trazer mais arrojo ao debate acadêmico, ao conhecimento científico e à responsabilidade com o social. No dia 6 de novembro de 1973, o Professor Alcides Ribeiro Filho, com o seu pioneirismo, reuniu esforços com seus colaboradores e ergueram o Educandário Alfredo Nasser: primeira escola da iniciativa privada em Aparecida de Goiânia, GO. O nome da Instituição é homenagem ao ilustre político, que ajudou Goiás a galgar caminhos mais firmes na direção do progresso.

Para conciliar qualidade e baixo custo à educação, mais uma vez, o professor Alcides, com visão empreendedora, levou benefícios essenciais à população: conhecimento e capacitação profissional. Com a finalidade de criar e manter escolas de todos os níveis de ensino, em 4 de junho de 1985, fundou a Associação Aparecidense de Educação (AAE), entidade sem fins lucrativos, com sede e foro em Aparecida de Goiânia, e Estatuto registrado sob o n. 036, fs. 21 a 23 do Livro “A”, de Registro de Pessoas Jurídicas do Cartório Souza, 2º. Ofício, em 5 de junho de 1985.  

A partir da fundação da AAE, nasceu o desejo de dar forma à educação em nível superior em Aparecida. A Escola Alfredo Nasser de Ensino Superior (EANES), redenominada Faculdade Alfredo Nasser (COD 1573), foi criada pela Associação Aparecidense de Educação e credenciada pela Portaria MEC n. 1.682, DOU: 23 de outubro de 2000. Com objetivo de construir sua imagem de referência, ser bem avaliada pelo Ministério da Educação, comprometida com os estudantes, razão de sua existência, naquele ano, a Instituição implantou os cursos de Letras e Pedagogia. Em 2002, foram criados: o Instituto Superior de Educação (ISE) e o Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); em 2007, o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ); em 2008, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS); e, em 2017, o Instituto de Ciências Exatas (ICE).

No mesmo tempo em que a Faculdade caminhava a passos largos, o Educandário tornou-se Colégio de Aplicação Alfredo Nasser, integrado ao Sistema de Educação de Goiás, aprovado pela Portaria SEE n. 9.154, de 15 de outubro de 2003, como órgão complementar das atividades fins do Instituto Superior de Educação.

O Centro Universitário da Iniciação à Pesquisa e da Extensão

Para integrar de forma explícita o ensino, a iniciação à pesquisa e a extensão, o Conselho Superior (CS) da então Faculdade Alfredo Nasser institucionalizou, em calendário semestral, eventos e programas no âmbito da extensão, a exemplo do Movimento Científico Cultural de Aparecida de Goiânia (MOCCA); e, da iniciação à pesquisa, como o PESQUISAR e o PIBIC/PIVIC. Além disso, criou a Editora Alfredo Nasser, por meio da Resolução n. 9, de 1º/2/2013, inscrita no Ministério da Cultura – Fundação Biblioteca Nacional (FBN), [hoje, Câmara Brasileira do Livro (CBL)], com Prefixo Editorial n. 68122, em 2/5/2014, com vistas à viabilização de publicações acadêmicas e científicas, disponíveis na aba Editora do site institucional.

O Centro Universitário da oportunidade e do crescimento

Em função da ampliação e implantação de cursos de níveis superiores, para atender às demandas, a Mantenedora Associação Aparecidense de Educação, por meio do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI – 2017/2021), transformou a Faculdade Alfredo Nasser de Aparecida de Goiânia, GO, (COD 1573), em Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN), (COD 1573), credenciado pela Portaria MEC n. 1.063, publicada no DOU de 24 de dezembro de 2020. As relações da UNIFAN se estendem, na medida em que se firmam convênios e parcerias com centenas de outras instituições públicas e privadas, no âmbito regional e nacional, a exemplo de escolas, indústrias, comércios, prestadoras de serviços, hospitais e unidades de saúde municipais e estaduais. Internacionalmente, as parcerias se efetivaram com a Universidade Lusófona de Lisboa, Universidade Lusófona do Porto, Universidade Autônoma de Lisboa e Universidade de Coimbra, em Portugal; e, com a Must University, nos Estados Unidos, para a oferta de cursos de Mestrado.

Infraestrutura

Ao longo de todos esses anos, a UNIFAN se preocupou também com a qualidade do espaço físico, para dar condições à ampliação de suas atividades, com acolhimento. Hoje, o Centro Universitário possui salas de aula cada vez mais ambientadas para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem; laboratórios multidisciplinares e de informática; bibliotecas; auditório; espaços de convivência; estacionamentos privativos para alunos e colaboradores, além de equipamentos para subsidiar, dinamizar e potencializar o conhecimento.