Notícias

Alunos dos cursos de Saúde são premiados com trabalhos apresentados no 13º Pesquisar



Gustavo França (esq.), Laisa Minely, Isabella Peres, Professora Jakeline Lobo e Ana Clara Guedes (dir.)

O Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan reconheceu, por meio de premiação, os melhores trabalhos apresentados no 13º Congresso Interdisciplinar de Produção Científica – Pesquisar. O Congresso aconteceu entre os dias 16 e 18 de outubro de 2024. Alguns alunos dos cursos de Saúde receberam a premiação na linha de pesquisa de Iniciação Científica em Saúde e Meio Ambiente.

A aluna Ana Clara Guedes Camargo, com co-autoria da estudante do curso de Fisioterapia Aylana Vieira Alves e do professor Rafael Cosme Machado, sob orientação da professora Dra. Jakeline Ferreira de Araújo Lobo, teve o trabalho premiado. “A premiação é muito importante no meio acadêmico, uma vez que recebemos o certificado de apresentação, que conta pontos para residência em alguns editais”, explica a aluna.

O presidente do Centro Acadêmico dos alunos do curso de Medicina, Gustavo França Reges, também teve seu trabalho premiado como um dos melhores. “O Congresso traz conhecimento aos alunos. Os resultados são pesquisas que impactam a vida da comunidade, e assim temos a oportunidade de sermos reconhecidos, reforçando o compromisso da instituição com a ciência e com o investimento”, afirma. O aluno destaca ainda que o Pesquisar é uma semente científica que gera bons frutos.

A aluna do curso de Medicina Isabella Peres da Paz apresentou um trabalho sobre a metodologia proposta para implementação do prontuário médico na sala de primeiros socorros do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan). A pesquisa foi realizada a partir do estágio realizado no semestre passado. “Nós temos bons professores, que nos dão respaldo no lado científico e nos ajudam a construir um currículo extremamente competitivo”, afirma Isabella.

Laisa Minely Ferreira Nunes, acadêmica de Medicina da Unifan, teve a oportunidade de usar a sala de primeiros socorros da Instituição como base para seu estudo. Ao escrever o artigo, percebeu a necessidade da pesquisa científica para sistematizar os processos e garantir que o atendimento seja o mais ágil possível, oferecendo qualidade tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

A professora Dra. Jakeline, coordenadora dos Laboratórios de Saúde da Unifan, avalia que ensinar o que é pesquisa e ciência gera bons resultados a cada ano no Pesquisar. “Isso acontece porque temos alunos muito dedicados. Eles aprendem, desde que chegam à instituição, o que é pesquisa e a sua importância para a sociedade. A premiação acontece para que outros bons trabalhos sejam revelados”, finaliza Jakeline.

04/12/2024
Assessoria de Imprensa Unifan