Notícias
Alunos de Medicina da Unifan participam de Simpósio na UFG

No dia 23 de novembro de 2024, o Auditório da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (FF-UFG) sediou o I Simpósio de Assistência e Avaliação em Saúde, com o tema “Inovação, parcerias e impacto das pesquisas em Assistência e Avaliação em Saúde”. O evento, idealizado pela coordenação do programa, na pessoa da Professora Dra. Valéria Christina, comemora os 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Assistência e Avaliação em Saúde (PPGAAS).
O PPGAAS, que é marcado pela formação de pesquisadores na área da Saúde, foi também a “casa” do Professor Murillo de Sousa Pinto, durante seu mestrado. Atualmente, o programa continua contribuindo para a formação de ex-alunos do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN), além de contar com professores da Instituição credenciados como orientadores.

Na oportunidade, dois acadêmicos orientados pelo Professor Murillo participaram do evento, apresentando trabalhos de grande relevância no cenário da saúde. A estudante Ana Luíza Pereira de Oliveira discutiu a importância dos estudos sobre leucemia em pacientes infantis, com seu trabalho intitulado: “Avaliação de protocolos de tratamento para leucemia linfoblástica aguda em pacientes pediátricos: uma revisão de literatura”. Já o acadêmico Kauã Pinheiro Keiber abordou os impactos do consumo de açúcar em crianças em tratamento oncológico, com a apresentação do estudo: “Impacto do controle do consumo de açúcar durante o tratamento oncológico pediátrico”.
Ambos os estudantes estão no terceiro período do curso de Medicina da Unifan e desenvolveram suas pesquisas na disciplina Habilidades Profissionais Práticas Laboratoriais I, junto aos seus grupos.

“As apresentações dos alunos Kauã e Ana Luíza, além de divulgar uma pequena amostra do que desenvolvemos em pesquisa dentro da Unifan, reforça o compromisso da Instituição com a excelência acadêmica. Os resultados das pesquisas demonstram a capacidade crítica e reflexiva deles que, mesmo nos períodos iniciais da graduação, já contribuem significativamente para o desenvolvimento da saúde pública no Brasil”, pontuou o professor Murillo Pinto.
Para a acadêmica Ana Luíza, apresentar o artigo na UFG foi uma experiência transformadora, tanto no âmbito pessoal quanto acadêmico.

“Foi uma oportunidade única de compartilhar o resultado de um trabalho árduo, desenvolvido com dedicação e curiosidade científica. O impacto dessa apresentação na minha trajetória futura como médica é inegável. A prática de investigar, analisar e apresentar conteúdos científicos fortaleceu minha capacidade de conectar teoria e prática, algo essencial na medicina. Além disso, estar em um ambiente acadêmico tão rico, rodeada por profissionais e estudantes com visões diversas, me permitiu ampliar minha perspectiva sobre os desafios e inovações da área da saúde”, disse.
Para o aluno Kauã Pinheiro participar do Simpósio com a apresentação de um artigo foi uma experiência incrível e desafiadora. “Apresentar meu trabalho sobre o impacto do consumo de açúcar em crianças em tratamento oncológico me fez perceber, na prática, como a pesquisa científica tem um papel direto na melhoria do cuidado à saúde. Foi desafiador e, ao mesmo tempo, muito enriquecedor dividir o que estudamos com outros profissionais e alunos. Essa experiência não só me ajudou a crescer academicamente, mas também me fez refletir sobre a responsabilidade que teremos como médicos de usar a ciência para melhorar vidas. Isso fortalece ainda mais o meu desejo de contribuir para a saúde pública de forma humana e baseada em evidências”, enfatiza o discente.
Assessoria de Imprensa Unifan