Notícias

Professora da Unifan defende tese de Doutorado na UFG



Professora Cleucydia Costa (no alto à esq.) coordena o Núcleo de Apoio Terapêutico e Psicopedagógico da Unifan

No dia 12 de dezembro de 2024, a fundadora e coordenadora do Núcleo de Apoio Terapêutico e Psicopedagógico (Natpsi) do Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan, Professora Cleucydia Lima da Costa, defendeu sua Tese de Doutorado intitulada “Ansiedade à Matemática em estudantes do Ensino Fundamental nos diferentes anos de estudo e seus possíveis desdobramentos”, tornando-se Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFG. A pesquisa, que investigou a Ansiedade à Matemática (reações emocionais negativas diante de atividades matemáticas), diferenciando-a de outras manifestações da ansiedade, adotou uma abordagem mista, combinando uma Revisão Sistemática (síntese rigorosa sobre o tema no mundo) com uma pesquisa de campo realizada no Colégio de Aplicação Alfredo Nasser. O estudo analisou a prevalência e os fatores associados à Ansiedade à Matemática em estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental.

Profª. Cleucydia Costa com os orientadores Prof. Dr. Celmo Celeno Porto e Profª . Dra. Maria Alves.

A Professora Cleucydia Costa, orientada pelos Professores Doutores Celmo Celeno Porto e Maria Alves Barbosa (FM-UFG), foi amplamente elogiada pela banca de defesa, especialmente pela escolha e relevância do tema. A pesquisa, abordada de maneira interdisciplinar nas áreas de Psicologia, Educação e Saúde, evidenciou uma prevalência significativa de Ansiedade à Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental. Essa forma de ansiedade pode se manifestar em diferentes níveis (leve, moderado ou grave), sendo influenciada por diversos fatores, como o processo avaliativo, o gosto ou desgosto pelas aulas de Matemática e o vínculo afetivo na relação entre aluno (a) e professor (a) de Matemática.

“É com muita emoção que concluo com êxito este longo período de doutoramento, ao qual levei a Unifan comigo. Desde que conheci o tema na década de 2010, iniciei meus estudos através do Pivic e Pibic aqui no Centro Universitário Alfredo Nasser. Depois, transformei esse estudo em um braço de pesquisa do Natpsi, o que foi amplamente reconhecido pelas equipes dos cursos de Medicina, Psicologia, assim como pelos acreditadores de Medicina e Enfermagem. A Unifan também contribuiu com a aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética, com a viabilização da coleta de dados e com a formação do grupo de pesquisa composto por estudantes e docentes de Graduação – Unifan. Aproveito para agradecer à Professora Dra. Gabriela Lopes dos Santos, uma das revisoras e responsável pela parte estatística da pesquisa. Agradeço também ao Professor Dr. Carlos Eduardo da Silva Barbosa, cujas contribuições foram essenciais para a pesquisa de campo e o refinamento da tese, especialmente como membro externo da banca de qualificação. Estou feliz, muito feliz! Afinal, parafraseando a Banca de Defesa, estudar a Ansiedade à Matemática e seus impactos na saúde e na educação tem relevância tanto acadêmica quanto social”, concluiu a Professora Drª Cleucydia Lima da Costa.

20/12/2024
Assessoria de Imprensa Unifan