Notícias

Autismo em Foco: Curso de Psicologia discute o tema no tradicional evento de acolhimento 2025/1



O foco do evento foi a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Os alunos do curso de Psicologia, dos turnos matutino e noturno, do Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan, realizaram nesta terça-feira (15/04) o tradicional evento de acolhimento semestral. A organização ficou a cargo da Liga de Análise do Comportamento e dos professores Gleiton Nunes e Aline Rodrigues, com o apoio do coordenador do curso, Professor Dr. Vinicius Andrade.

Professor Vinícius Andrade (centro) coordenou a atividade

A discussão teve como foco a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), analisado a partir de diferentes áreas do conhecimento, como Psicologia, Medicina, Fonoaudiologia e Fisioterapia, sob uma perspectiva transdisciplinar. Foram abordados temas como diagnóstico, cuidado, tratamento e, sobretudo, o acolhimento — base fundamental de todos esses aspectos.

O evento contou com duas mesas-redondas. Durante a manhã, participaram a professora Aline Rodrigues, o professor Gleiton Nunes e a fonoaudióloga Andréia Mendes. À noite, o debate teve a presença das convidadas externas Tainá Maia, Nathana Santos e Jeovana Lemos. O evento multidisciplinar tratou do desenvolvimento e da inclusão de pessoas com TEA, com apoio do CAPSI.

Alunos do curso de Psicologia, professores e a coordenação celebram os resultados do evento

Segundo o coordenador do curso, o evento cumpriu com excelência seu objetivo. “Parabenizo a Liga, os professores e, sobretudo, os alunos que estiveram presentes e participaram com perguntas importantes sobre o tema, demonstrando o quanto o acolhimento é essencial na Psicologia, além de ser um dos principais valores da Unifan”, afirmou o professor Vinicius Andrade.

A professora Aline destacou, “foi um evento multiprofissional, voltado para um tema atual e que exige atenção. Nosso objetivo foi ampliar a compreensão dos alunos sobre as características do autismo, ressaltando a importância da interação entre diferentes áreas para fortalecer o trabalho em equipe e a prática clínica, contribuindo assim para intervenções mais eficazes.”

Registro fotográfico

17/04/2025
Assessoria de Imprensa Unifan