Notícias
Unifan presente em evento da Associação Brasileira de Educação Médica

Nos dias 10 e 11 de abril a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) realizou no Centro Universitário de Brasília – CEUB, a reunião do Teste de Progresso – Regional Centro-Oeste para o ano de 2025. O evento reuniu representantes de escolas médicas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás.
O curso de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser foi representado pela Profa. Dra. Stela Ramirez de Oliveira, Supervisora de Tutoria. A docente da Unifan representa a Instituição nesse evento desde o ano de 2016.
A reunião teve como meta preparar a construção do TP – Teste de Progresso para 2025. As provas acontecerão no dia 24 de setembro.
“O Teste de Progresso é uma avaliação longitudinal do desenvolvimento cognitivo dos estudantes aplicado durante o curso de graduação de medicina (do 1° ao 6° ano). Trata-se de uma única avaliação escrita, composta por 120 testes de múltipla escolha, com conteúdo abrangente ministrado por todas as disciplinas do curso de graduação em Medicina. Todas as questões são contextualizadas com casos clínicos. O Teste de Progresso tem por objetivo básico avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o curso, assim como aspectos do próprio curso de graduação”, explica a professora Stela Ramirez.
Esse teste foi introduzido nos cursos de medicina na década de 1970 pela Kansas City Medical School da Universidade de Missouri (EUA) e pela então University of Limburg, hoje Universidade de Maastricht (Holanda). Desde então, várias outras escolas médicas passaram a utilizar esse método de avaliação de forma isolada ou em associação colaborativa.
Assessoria de Imprensa Unifan