Notícias
Burnout é o tema de ciclo de treinamentos da Unifan

O Centro Universitário Alfredo Nasser – Unifan realizou nesta sexta-feira (25/04) o início de um ciclo de treinamentos para os colaboradores da Instituição, seguindo as normas do Ministério do Trabalho. A Norma Regulamentadora nº 1 – NR1 define disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho, e passa a vigorar a partir de 26 de maio de 2025. O novo texto, oficializado por meio da Portaria 1.419/24, traz como principal novidade a inclusão de diretrizes sobre riscos psicossociais no ambiente corporativo.
O tema do primeiro treinamento foi Burnout, e quem abordou o assunto foi a psicóloga Wania Queiroz, que atua no Núcleo de Apoio Terapêutico e Psicopedagógico (Natpsi).
A gestora de RH da Unifan, Bianca Fleury, que ajudou a organizar o evento, destaca que esse é o formato correto para capacitar os colaboradores, proporcionando um entendimento mais claro sobre todas as questões organizacionais da empresa. Ela também lembra que outros temas serão abordados nos próximos treinamentos, como segurança no trabalho, pronto-socorro, entre outros assuntos.

A psicóloga Wania explica que as pessoas tendem a confundir o estresse com o burnout. “Por isso, elas acabam buscando ajuda médica para encontrar diagnósticos, uma vez que o burnout é psicossomático e apresenta reações físicas, como palpitações, problemas gastrointestinais, dor de cabeça, náuseas, entre outros. Isso pode resultar no aumento de atestados, por não se identificar o transtorno psicológico.”
Saiba o que é Burnout
O burnout é um estado de exaustão física, emocional e mental causado pelo estresse crônico, geralmente relacionado ao ambiente de trabalho. Esse esgotamento ocorre quando a pessoa se sente sobrecarregada, sem apoio e incapaz de lidar com suas responsabilidades. Os sintomas incluem fadiga extrema, sensação de inutilidade, diminuição da motivação e até sintomas físicos, como insônia e dores. O burnout pode afetar a qualidade de vida e o desempenho profissional, sendo necessário buscar ajuda para o tratamento e a recuperação.
Registro fotográfico:




Assessoria de Imprensa Unifan