Notícias
Coordenador de Odontologia da Unifan publica artigo em importante revista científica do Reino Unido

O professor Juliano Miguel, coordenador do curso de Odontologia do Centro Universitário Alfredo Nasser- UNIFAN, em parceria com os professores Alessandro Moreira Freire, Orlando Aguirre Guedes, Paulo Eduardo Mafra, Gustavo Silva Chaves, Karolina Kellen Matias, Erica Eugênia Javarez Freire e Daniel Almeida Decurcio, publicou no mês de abril no Journal Case Reports in Dentistry, o artigo intitulado: Endoaesthetic Management of Type II Dens Invaginatus Associated With Root Perforation and Apical Abscess: A Case Report (Tratamento endoestético de dente invaginado tipo II associado à perfuração radicular e abscesso apical: relato de caso).
O Journal Case Reports in Dentistry é um periódico acadêmico publicado pela Hindawi Publishing Corporation e também pela John Wiley and Sons Ltd. É um jornal de acesso aberto, com foco em relatos de casos na área de odontologia, incluindo artigos sobre medicina e incisivo central maxilar. O país de origem do jornal é o Reino Unido.
Segundo explica o professor Juliano, o artigo trata de um caso de uma adolescente de 15 anos com um abscesso no dente lateral do lado esquerdo (dente 12), que apresentava um distúrbio de desenvolvimento chamado dens invaginatus. Esse tipo de anomalia é considerado complexo quando envolve infecção na região periapical do dente. Essa é uma publicação que faz parte de um processo de multidisciplinaridade da abordagem, em que além do foco objetivo da odontologia, de devolver saúde física, demonstra seu impacto na saúde mental, principalmente quando este se sente bem com seu sorriso. Demonstra, também, a importância da interdisciplinaridade entre as especialidades da Odontologia, desde o diagnóstico do caso, o planejamento das intervenções, e a execução do início ao fim do processo reabilitador, enfatiza o professor Juliano.
“Estamos extremamente felizes com a repercussão dessa publicação, pois apesar de contribuir com as bases científicas, demonstra uma forma de abordar casos complexos como este. Conseguimos, também, mostrar aos nossos alunos casos, que apesar de ainda desafiadores, podem ser solucionados com previsibilidade quando pensados e abordados de forma completa”, finaliza o docente.
Um dos autores do artigo, o professor Alessandro Moreira Freire, ex-coordenador do curso na Unifan, comenta de forma entusiasmada a publicação. “Estamos extremamente felizes com a repercussão dessa publicação e temos certeza que os nossos alunos se beneficiarão com a discussão desse caso.”
Assessoria de Imprensa Unifan