Notícias
Acadêmicos da Faculdade Alfredo Nasser dão aula de reforço escolar para alunos de escola localizada no território quilombola de Aparecida de Goiânia

A Faculdade Alfredo Nasser mantém parceria com o Quilombo Urbano do Jardim Cascata, desde 2015, visando à melhoria da qualidade de vida dos moradores. Já foram realizadas, desde então, ações de extensão que levaram atendimento jurídico, de saúde e apoio para atividades de geração de renda e fortalecimento cultural. De acordo com o professor Júlio César Borges, coordenador do Núcleo de Estudos e Ações para Diversidade Cultural da Faculdade Alfredo Nasser, o quilombo urbano do Jardim Cascata é reconhecido pelo governo desde 2003. A comunidade passou a existir em 1991 e foi registrada, oficialmente, em 2007, como reconhecimento estatal do parentesco direto dos seus moradores com escravos e ex-escravos. “As famílias são compostas por cinco pessoas, em média, que vivem em casas de alvenaria e utilizam o ônibus como principal meio de locomoção na cidade. Possuem baixa escolaridade e sobrevivem com baixos rendimentos oriundos de trabalhos informais, na grande maioria. Hoje, a comunidade tem aproximadamente 200 pessoas, que também vivem na Vila Del Fiori”, destaca o professor Júlio Cesar.

Para dar seguimento aos compromissos assumidos, a Faculdade passou a levar aulas de reforço em Português e Matemática com vistas, num primeiro momento, à realização da Prova Brasil (segunda quinzena de outubro), e posteriormente com continuidade objetivando a elevação da qualidade de ensino na comunidade.

Essa ação, iniciada na última segunda-feira (23) ocorre na Escola Estadual do Jardim Cascata, situada no território quilombola, e envolve alunos/as do 9º ano do Ensino Fundamental. A Faculdade Alfredo Nasser disponibilizou dois estudantes estagiários dos cursos de Letras e Matemática, Kamyla Gonçalves Martins e Filipe Veloso de Lima, respectivamente, além do transporte para o deslocamento.

O acadêmico Filipe de Lima diz que sempre desejou participar de projetos como esse e quando surgiu a oportunidade, não pensou duas vezes para aceitar o convite. “Eu acho que o fruto dessa parceria vai agregar muito na vida desses alunos da comunidade e da escola, principalmente, pois essa ação também tem um inevitável aspecto social”, afirma o discente.

Para a pedagoga Gilma Alcântara, diretora da Escola Estadual do Jardim Cascata, “trabalhar com os alunos com dificuldade em Língua Portuguesa e Matemática, com essa parceria, para nós é de suma importância, porque priorizamos aqui uma educação de qualidade, e a UNIFAN só vem contribuir para que isso aconteça. Eu estou muito feliz com essa parceria”, diz.
Assessoria de Imprensa Unifan