Notícias
Faculdade Alfredo Nasser e Iphan firmam parceria para divulgação do Patrimônio Cultural

A Faculdade Alfredo Nasser e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmaram uma importante parceria com o objetivo de difundir entre os diversos cursos de ensino superior e técnico da Unifan a riqueza do Patrimônio Cultural Brasileiro. Uma reunião realizada no dia 05 de dezembro, entre a Superintendência do Iphan-GO e os representantes da Faculdade, o diretor acadêmico Carlos Alberto Vicchiatti e o professor antropólogo Júlio César Borges, oficializou a parceria.
Conforme explica o professor Carlos Vicchiatti o objetivo é promover ações educativas, como seminários, palestras, rodas de conversas, dentro da grade de disciplinas das graduações de História, Pedagogia, Direito, Administração, Tecnólogo em Gestão Pública, dentre outros. “O Patrimônio Cultural também será divulgado em semanas científicas realizadas na Faculdade”, garante o docente.
Para o início das ações, a Unifan vai elaborar um projeto sobre as necessidades dos alunos e o Iphan vai trabalhar os assuntos voltados para a preservação e valorização do patrimônio cultural no Estado de Goiás, colaborando com a formação dos estudantes universitários. O que é o Patrimônio Cultural; formas de proteção; o papel da União, dos estados e municípios e da sociedade civil na preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro; patrimônio tombado e registrado; conjuntos urbanos tombados (cidades históricas) no Estado de Goiás; licenciamento ambiental; e o direito ambiental cultural serão alguns dos temas discutidos com os acadêmicos.

Para o Superintendente do Iphan-GO, Allyson Cabral, “a parceria visa aproximar e informar a população sobre a importância do Patrimônio Cultural e como cada um pode contribuir para preservá-lo”.
Ao término da reunião, técnicos da Superintendência do Iphan-GO apresentaram a nova Casa do Patrimônio no Estado de Goiás. O prédio conta com espaços amplos que possibilitam a pesquisa dos acadêmicos em laboratório de arqueologia, no acervo documental e bibliográfico, além de oferecer para ações em parceria, um salão de exposição e auditório para eventos voltados para diálogos sobre a preservação das riquezas materiais e imateriais do Estado.
Assessoria de Imprensa Unifan