Notícias

Professor da Unifan recebe prêmio da SBPC Goiás de Popularização da Ciência



Professores da Unifan Carlos Vicchiatti, Márcia Pelá, Emídio Brasileiro e Wagner Alceu Dias acompanharam a entrega da premiação

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – Regional Goiás (SBPC/GO) premiou o professor Kesley Mariano da Silva pelo artigo intitulado “A representação do indígena na primeira geração do romantismo brasileiro”. O material foi orientado pelo professor Kesley e elaborado por Glaucya Oliveira Rezende e Nathalia Lilian Silva, graduadas no Curso de Letras da Unifan em 2018. O docente da Faculdade Alfredo Nasser ficou em primeiro lugar na categoria Letras e Linguística.

A cerimônia de premiação do 6º Prêmio SBPC-GO de Popularização da Ciência – 2019, que aconteceu durante o durante o XIII Fórum da SBPC foi realizada dia 12 de dezembro no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás, em Goiânia. A Faculdade Alfredo Nasser estava representada no evento pelo diretor acadêmico, Professor Pós-Doutor Carlos Alberto Vicchiatti, Professor Emídio Brasileiro, Coordenador de Pesquisa da Unifan, Wagner Alceu Dias, Professor da Unifan e na ocasião representava a Secretária de Estado da Educação, Professora  Aparecida da Fátima Gavioli, além da Secretária Regional da SBPC/Goiás e professora da Faculdade Alfredo Nasser, Márcia Pelá.

Conforme explica o professor Kasley, o artigo premiado apresenta representações, pontos de vista, impressões, tanto de escritores brasileiros como de portugueses, para com os indígenas e sua cultura. Há uma análise cronológica, geográfica, literária e cultural, buscando uma possível compreensão do pensamento da época, e seus reflexos incorporados no movimento literário Romântico no Brasil, em especial, sua primeira fase, visto que, neste momento, ocorreu a exaltação da pátria e também há uma busca do modelo ideal de herói nacional.

O objetivo central da Premiação da SBPC é descentralizar e popularizar o conhecimento científico para que chegue ao alcance de todos e todas é uma das formas de garantir esta construção, pois a ciência é um conhecimento humano e por isso, direito de todos os sujeitos sociais.

Neste sentido, as ações da SBPC-Goiás, bem como esta Premiação, servem como instrumento poderoso para aproximar a Academia da sociedade como um todo, além de incentivar os novos pesquisadores a estarem atentos aos anseios/necessidades coletivas, a fim de se construir um mundo mais solidário, igualitário, justo e, sobretudo, humano.

A promoção do prêmio da SBPC mostra que qualquer pessoa bem intencionada e bem orientada pode realizar pesquisas científicas e fazer descobertas na ciência. O anseio do prêmio por aproximar o pesquisador do leitor comum requer a utilização de uma linguagem mais simples, contudo, carregada de vasta riqueza de sentidos e clareza de ideias, que poderão traduzir-se em transformações pessoais e sociais. É um estímulo para quem está concluindo uma etapa de graduação ou pós-graduação como profissional crítico e investigador.

Ao comentar sobre a premiação recebida o professor Kesley afirmou: “Ele é o resultado de muitos anos de trabalho. Com o tempo vem a experiência e o refinamento das atividades docentes e de pesquisa. Considero que há o momento certo para cada coisa acontecer e um propósito. Neste caso, significou para mim o reconhecimento pelo que foi feito e o incentivo para continuar a fazer muito mais.”

Professora Márcia Pelá fala sobre os objetivos da promoção

De acordo com a secretária regional da SBPC – GO, Márcia Pelá, a premiação foi o fechamento do ciclo de um ano difícil. “Enquanto cientistas, nós precisamos saber que o conhecimento humano produzido pela ciência serve para a vida. Uma das iniciativas chave da SBPC Goiás foi promover visitas às escolas para fazer a ponte entre o conhecimento científico e a sociedade, e integrar a ciência produzida com a ciência ensinada”, disse.

As pesquisas premiadas além de compor um Livro dossiê que estão disponíveis na página da SBPC , também participam do projeto SBPC vai à escola . https://www.sbpcgoias.org/livros

A premiação

Promovida pela primeira vez em 2013, o Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência é realizado anualmente com foco em trabalhos para a divulgação científica a leigos. Neste ano, foram selecionados trabalhos oriundos de seis áreas do conhecimento: Ciências Exatas e da Terra (incluindo Engenharias e Ciências Agrárias); Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas; Letras e Linguística; Música e Artes.

20/12/2019
Assessoria de Imprensa Unifan