Notícias
Acadêmicos de Medicina da Unifan participam do projeto Saúde na Praça

Para celebrar a data o Dia Mundial do Rim o Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG realizou ontem (12) uma edição especial do projeto Saúde na Praça, que levrou orientações de profissionais até a Praça Abrão Rassi, em frente ao hospital da rede do Governo de Goiás. O evento ofereceu gratuitamente à população atendimentos como teste de glicemia, aferição da pressão arterial e teste rápido de urina, além de orientações com médicos nefrologistas, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros.
Cerca de 50 profissionais da saúde estiveram presentes, para que os atendimentos fossem realizados conforme o previsto nas exigências do Ministério da Saúde. A Faculdade Alfredo Nasser marcou sua participação no projeto com os alunos do curso de Medicina, coordenados pelos professores Cibelle Camilo Barbosa, Afonso Lucas de Oliveira Nascimento, Marília Rodovalho Guimarães e Fernanda Porto de Almeida.
Atualmente, estima-se que no Brasil mais de 10 milhões de pessoas sofram de doença renal crônica. No mundo, a prevalência do problema atinge 7,2% da população acima dos 30 anos e de 28% a 46% dos que tem mais de 64 anos de idade. Realizar o acompanhamento profissional para o portador desta condição clínica pode evitar uma série de consequências mais graves que podem levar à morte, como insuficiência cardíaca grave, infecção generalizada, desidratação e obstrução renal, dentre outras.
Instituído em 2006, o Dia Mundial do Rim é comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março – dia 12, neste ano. A data foi idealizada pela Sociedade Internacional de Nefrologia e tem como objetivo conscientizar a população sobre as doenças renais, bem como a prevenção e a importância do diagnóstico precoce. O tema que norteia a temática deste ano é “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina”.
Assessoria de Imprensa Unifan