Notícias

Processo seletivo para o Projeto Rondon está suspenso devido à pandemia do Coronavírus



Professor Júlio César explica que a medida está sendo necessária devido à série de ações tomadas pela instituição para conter o avanço do novo coronavírus

A Divisão de Projetos Especiais (DIPRES), do Ministério da Defesa adiou para o próximo ano as Operações que aconteceriam no mês de julho de 2020 (Lobo-Guará e Portal do Sertão), como parte das medidas preventivas para evitar a difusão do vírus COVID-19, conforme Notas de Informação n° 7 e 10/DIPRES/DEPENS/SEPESD/SG-MD/2020 (disponíveis em https://projetorondon.defesa.gov.br/portal/index/noticia/id/169532/area/A/module/default). A nova data das Operações, segundo o documento, ficou definida para 21 de janeiro a 7 de fevereiro de 2021.

Considerando a necessidade de isolamento social provocada pelo vírus Covid-19, a Diretoria Acadêmica e a Diretoria de Relações Institucionais, da Faculdade Alfredo Nasser, resolveram suspender as inscrições para seleção de alunos visando sua participação na Operação Lobo Guará, do Projeto Rondon.

Segundo explica o professor Júlio César Borges, coordenador do Projeto Rondon na Unifan, as inscrições serão retomadas assim que o Ministério da Defesa determinar e as aulas voltarem ao normal. Quem já se inscreveu está garantido no processo seletivo.

O Projeto

O Projeto Rondon, desenvolvido e coordenado pelo Ministério da Defesa, teve início no ano de 1967 com objetivo de levar ações de extensão universitária para regiões isoladas da Amazônia. Em sua primeira operação (Operação Zero ou Piloto), contou com trinta alunos e dois professores de universidades do Estado do Rio de Janeiro que realizaram ações de extensão em Rondônia. Sua primeira fase durou até o ano de 1989. No ano de 2005, foi retomado e ampliado para outros territórios marcados pela vulnerabilidade social. Até o presente já realizou, segundo dados do Ministério da Defesa, oitenta e duas operações, em 1.213 municípios de vinte e quatro unidades da federação, com a participação de 2.306 instituições de ensino superior e 22.896 rondonistas (universitários e professores), alcançando cerca de 2 milhões de pessoas. O Projeto conta com parceria do Ministério da Educação, o Ministério da Cidadania, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Governo da Presidência da República, além dos Governos Estadual e Municipal e Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Tem como objetivos gerais contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário e com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias. A Faculdade Alfredo Nasser atuará na Operação Lobo-Guará do Projeto Rondon, na cidade de Nova Roma, região norte de Goiás.

15/04/2020
Assessoria de Imprensa Unifan