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Alunos de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser criam aplicativo de teleorientação sobre a COVID-19



Programa busca melhorar o fluxo de atendimento e não sobrecarregar as unidades de saúde

O projeto foi criado há dois meses pelos acadêmicos de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser Jair de Oliveira, aluno do 12º período e Julia Ramos, 11º período. O aplicativo oferece uma teleorientação, via Whatsapp, que traz informações qualificadas para a população, estratifica o doente em baixo, médio e alto risco. Quando há a necessidade o paciente conversa com a equipe técnica médica que está disponível 24h por dia 7 dias por semana para realizar as orientações necessárias. Segundo os acadêmicos, o sistema consegue esclarecer dúvidas básicas sobre os meios de se contrair o coronavírus e as formas de transmissão. Desta forma, o “robô” segue o fluxograma do Ministério da Saúde e vai conseguir orientar esse paciente.

Segundo Júlia Ramos, um segundo “robô” faz o acompanhamento de casos confirmados ou suspeitos. Diariamente o programa entra em contato com o indivíduo para checar a evolução do quadro de saúde. “Todo o processo é realizado de forma eletrônica”, destaca a acadêmica.

Conforme explica o acadêmico Jair de Oliveira, a partir dos dados coletados, o “robô” consegue especificar esse paciente e respectivamente orientá-lo ao melhor e mais indicado local que ele precisa ir, de acordo com o grau de risco. “O aplicativo orienta a população dando mais segurança e esclarecimento, evitando assim a sobrecarga nas Unidades Básicas de Saúde.

O Telecovid atua também de forma a encaminhar a pessoa para uma UBS que ele mais precisa no momento, além de criar um perfil epidemiológico do paciente. Posteriormente esses dados são repassados – via relatório – às prefeituras para que políticas públicas específicas possam ser implementadas com mais precisão nas regiões observadas. O aplicativo já está em processo de implementação em 4 municípios do Pará.

“A Faculdade sempre nos motivou a buscar soluções para os problemas. Acredito que a metodologia que utilizamos, o contato próximo com as dores do pacientes, sempre foi uma motivação pra buscarmos soluções. Além disso, convivemos com grandes professores que nos motivam a tornarmos alunos e, consequentemente, profissionais melhores”, finaliza Jair de Oliveira.

Para mais informações: (62) 992749543

lphealthcare@gmail.com

17/08/2020
Assessoria de Imprensa Unifan