Notícias
Faculdade Alfredo Nasser realiza a I Semana de Psicologia

Em comemoração deste importante marco histórico, o Coordenador do Curso de Psicologia, Prof. Dr. Vinicius Andrade e docentes do colegiado organizaram previamente, e participaram de um evento memorável, construído especialmente para os discentes e comunidade em geral. Tratou-se da primeira noite de discussões e reflexões da “I Semana de Psicologia da Faculdade Alfredo Nasser: desafios, mudanças e responsabilidade social”. O evento aconteceu de forma remota pela plataforma ZOOM e transmitido em tempo real para o Youtube contando com aproximadamente 650 acessos.
O início foi às 18:30 horas com a abertura realizada pelo Coordenador do Curso e Profa. Rosy, representando o Diretor Geral da Faculdade Alfredo Nasser, o Prof. Alcides. De acordo com ela: “O evento é, ao mesmo tempo uma homenagem e a reafirmação do compromisso ético do Coordenador e docentes”. A primeira atividade foi a Mesa Redonda: “Processos terapêuticos com casais e famílias: desafios e possibilidades a partir da terapia sistêmica”, com os palestrantes: Psi: Fernanda Machado e Psi: Rodrigo Dueti. A mediadora foi a Profa. Ma. Cláudia Regina de Castro Teixeira.
A segunda atividade foi uma Conferência, intitulada de: “Por que a perspectiva de gênero é tão importante para a Psicologia?”, proferida pela Profa Dra. Valeska Zanello. A debatedora foi a Profa. Ma. Tainá Dal Bosco, docente do curso de Psicologia. De acordo com a docente: “A importância desse evento consiste em ampliar os espaços formativos da instituição, para além da sala de aula, possibilitando aos alunos o contato com temas muito importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional, além do intercâmbio de psicólogos pesquisadores”.
Segue o texto de abertura da: “I Semana de Psicologia da Faculdade Alfredo Nasser: desafios, mudanças e responsabilidade social”, de autoria do Prof. Dr. Vinicius Andrade, Coordenador do Curso de Psicologia da Faculdade Alfredo Nasser:
“Hoje, dia 27 de Agosto comemoro/comemoramos um dia muito importante para mim, para meus pares e para a sociedade de uma forma geral que se beneficia das teorias, técnicas e processos psicológicos. Em comemoração a esse dia tão significante, estamos aqui nessa noite para comemorá-lo com conhecimento cientifico, reflexões e críticas, ressaltando nossa responsabilidade social como profissionais da Psicologia a partir deste evento, a “I Semana de Psicologia da Faculdade Alfredo Nasser: desafios, mudanças e responsabilidade social”.
Hoje completamos 58 anos que a Psicologia foi reconhecida como Profissão no Brasil. Um marco histórico importante que regulamenta nossas atividades. Sabemos das dívidas que a Psicologia carrega em seu bojo acerca de determinadas temáticas e sujeitos como raça/etnia, gênero e sexualidade, por exemplo. Ter ciência dos compromissos da Psicologia com as elites e com os poderes hegemônicos é um primeiro passo para superá-los e fazer da Psicologia um “bem” comum, democratizado. É para isso que estamos aqui, é para isso, também que lutamos/lutaremos, pela Psicologia que somos/acreditamos. Esse, o lócus acadêmico é, sobremaneira, aquele capaz de produzir reflexão e emancipação e fazer isso reverberar na sociedade e na cultura. Não há outra saída que não pela educação, que não pelo processo formativo de excelência, não há como melhorar de vida, nos seus diversos âmbitos que não pelo vislumbre de liberdade no pensar e no agir, arquitetando um mundo melhor. É pensando nisso que estamos aqui, alunos. É para isso que estudamos o que estudamos, trabalhamos como trabalhamos, caindo algumas vezes, mas levantando sempre, inclusive para pensarmos, pesquisarmos e refletirmos sobre como cair melhor nas próximas vezes! Por isso a elaboração, instauração e funcionamento de metodologias de ensino cada vez melhores, de pesquisa e extensão com, por exemplo: Grupo de Estudos em Psicanálise, Grupo de Pesquisa em Neurociências – Profa Ana Tereza em próximo evento poderá falar sobe o grupo e NIEPPSI – Núcleo Interdisciplinar de Extensão e Pesquisa em Psicologia.
Assim, nesse dia/noite de hoje, eu quero fazer da minha fala um grande agradecimento e reconhecimento de importâncias. Agradeço aos professores que tive e que contribuíram para eu ser o que tenho sido como profissional; agradeço a Faculdade Alfredo Nasser/ Professor Alcides (nesse evento representado pela Profa. Rosy) pela idealização e instauração de um curso de Psicologia em Aparecida de Goiânia, ao Prof. Carlos por reconhecer o valor do meu trabalho e me permitir a autonomia necessária para cuidar com tanto carinho desse curso de Psicologia e fazer dele um curso não menos que excelente. Agradeço, com importância, também singular a:
- Alexandre Herênio
- Ana Tereza Vasques
- Ariana Lucia Carvalho
- Bruno Fiuza Franco
- Carlos Eduardo Barbosa
- Claudia Regina Castro Teixeira
- Claudio Neves
- Erick Huber
- Fernanda Romano
- Gleiton Nunes
- Isadora Samarid
- Kesley Mariano
- Mayk Machado
- Sarah Barros
- Taina Dal Bosco
Hoje, proponho que construamos uma cultura de elogios ao outro, de reconhecimento da importância do outro na nossa vida e no nosso processo formativo como profissional e ser humano. Da importância do professor para o aluno, da importância do aluno para o professor.
Eu, Professor de Psicologia, Pesquisador na área da Psicologia, Coordenador de Curso de Psicologia e Clínico sou muito feliz e grato com e por tudo que a Psicologia significa para mim e com o que ela pode funcionar como veículo de desafios, de mudanças e de responsabilidade social”.
Assessoria de Imprensa Unifan