Notícias

Coordenador de Psicologia participa do curso de formação para operadores do Sistema Socioeducativo do Estado de Goiás



O Prof. Dr. Vinicius Andrade, Coordena o curso de Psicologia da UNIFAN

Nos dias 10 e 11 de setembro e 15 e 16 do mesmo mês, o Prof. Dr. Vinicius Andrade, Coordenador do Curso de Psicologia da UNIFAN, participou como professor do curso de formação para trabalhadores (as) do sistema Socioeducativo do Estado de Goiás, mais especificamente para trabalhadores (as) das cidades de Itumbiara e Porangatu. O mesmo módulo: “Gênero e Sexualidade no Socioeducativo” já havia sido ministrado no ano de 2019 pelo Prof. Vinicius Andrade nas cidades de Goiânia e Anápolis, mostrando a importância e a continuidade das discussões sobre as referidas temáticas na capital e no interior do Estado de Goiás.

De acordo com informações do Centro de Ensino Pesquisa e Extensão do Adolescente da UFG (CEPEA), “Desde o dia 03 de setembro de 2020 vem ocorrendo o Projeto de Formação de Socioeducadores do Estado de Goiás, que vem sendo desenvolvida no período 2019-2020, e que nessas primeiras turmas do semestre são formadas por mais de 70 trabalhadores do sistema socioeducativo que atuam em Itumbiara-GO e Porangatu”. Socioeducadores são profissionais de diversas áreas do conhecimento (Psicólogos (as), Pedagogos (as), bacharéis em Direito, entre outras) que atuam direta ou indiretamente com adolescentes em situação de conflito com lei e que encontram-se em cumprimento medidas socioeducativas nos Case, por exemplo, os Centro de Atendimento Socioeducativo.

O Prof. Dr. Vinicius Andrade ressalta a importância de discutir as temáticas de gênero e sexualidade no âmbito do Sistema Socioeducativo, uma vez que, de acordo com o Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo (2013-2023), deve-se “Garantir o direito à sexualidade e saúde reprodutiva, respeitando a identidade de gênero e a orientação sexual” dos (as) adolescentes em conflito com a lei. Também defende que é fundamental que essas temáticas estejam presentes no curso de graduação em Psicologia que, como ciência e profissão, deve estar atenta a esses fenômenos de forma reflexiva, objetivando transformação social e individual. De acordo com ele “uma graduação em Psicologia deve oferecer os instrumentos reflexivos necessários para formar profissionais competentes para adentrarem nas diversas áreas de trabalho da Psicologia, dentre eles o da socioeducação e das temáticas de gênero e sexualidade”. 

“Agradecemos ao Prof. Dr. Altair José dos Santos, Coordenador do Centro de Ensino Pesquisa e Extensão do Adolescente da UFG; ao Prof. Paulo Winicius Teixeira de Paula, Coordenador do Curso de Formação e a Psicóloga Lara Percílio pelo convite feito ao Prof. Dr. Vinicius Andrade. Agradecemos também a todos (as) trabalhadores (as) do Socioeducativo que participaram do curso”, finaliza o professor Vinícius.

21/09/2020
Assessoria de Imprensa Unifan