Notícias

Comissão organizadora avalia a realização da nona edição do Pesquisar



O evento contou com 314 trabalhos inscritos de várias partes do país e até do exterior

O Pesquisar – Congresso Interdisciplinar de Produção Científica – é o principal evento de divulgação da produção científica do Centro Universitário Alfredo Nasser (UNIFAN) e um dos maiores do Centro-Oeste brasileiro.

Sua nona edição ocorreu entre os dias 21 e 23 de outubro de 2020, excepcionalmente, de modo remoto em virtude do isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19. Para tanto, foi utilizada a plataforma Zoom – com inscrições prévias e gratuitas realizadas no site Sympla, que permitiu mensurar o número de inscritos e presentes nas atividades do evento.  O 9º Pesquisar teve 18.015 inscrições, das quais 9.741 efetivamente se reverteram em participação nas diferentes atividades. Somadas a esses números, a percepção de alunos e professores da Instituição atestam o sucesso de público e a qualidade das atividades realizadas.

O Congresso foi pensado e estruturado por uma Comissão Organizadora composta por professores de diferentes cursos da Unifan, com o apoio de uma Comissão Científica, para a seleção de trabalhos, além de professores mediadores e alunos monitores na sua efetivação.

Dentre seus objetivos específicos, destacam-se: integrar ensino, pesquisa e extensão; promover o intercâmbio de saberes entre as várias áreas de conhecimento; estimular a iniciação científica nos acadêmicos da Unifan; desenvolver e aprimorar o conhecimento de métodos e técnicas de pesquisa e reconhecer trabalhos científicos com qualidade socialmente referenciada. Incorporado no segundo semestre do calendário acadêmico oficial, o Pesquisar foi criado, em 2012, a partir das políticas institucionais de pesquisa que visam oportunizar espaço de divulgação da produção científica nas áreas do conhecimento trabalhadas na Instituição.

No ano de 2020, o evento chegou à sua nona edição com 314 trabalhos inscritos de várias partes do país e até do exterior. Ao todo, foram 102 atividades: 8 mesas redondas, 47 apresentações orais, 13 e-pôsteres, 31 palestras, 2 minicursos, mais a conferência de abertura, “Inteligência artificial na saúde e as novas fronteiras da inovação”, proferida pelo professor doutor Rafael Teixeira Sousa, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

O Congresso também contou com a participação de alunos e professores contemplados no edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).

Os trabalhos que compuseram a programação do 9º Pesquisar foram selecionados de diferentes maneiras. Para a conferência de abertura, a Comissão Organizadora convidou um expert no assunto “Inteligência Artificial” junto à coordenação do curso de graduação em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás (UFG) – em consonância com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2020. Palestras, mesas-redondas e minicursos foram propostos pelos respectivos cursos da Unifan após solicitação formal da C.O. direcionada às respectivas coordenações. As apresentações orais e de ê-poster foram submetidas à avaliação de uma comissão científica, formada por professores da Unifan.

Cada atividade do 9º Pesquisar ocorreu em uma sala no Zoom. As apresentações orais e de ê-poster, em número total de 60, foram agrupadas em 9 salas interdisciplinares. O ingresso nas atividades esteve condicionado à inscrição prévia no site Sympla; para tanto, o link de acesso para inscrição ficou disponível no site da Unifan durante duas semanas anteriores ao início do evento, em um arquivo (pdf) com a programação geral incluindo informações do título da atividade, responsáveis (no caso de palestras, minicursos e mesas redondas), data e horário da sua realização, além do já mencionado link para inscrição. Em cada uma das salas, as discussões foram mediadas por professores da Unifan e contaram com suporte técnico de alunos monitores dos cursos de Medicina, Direito, Fisioterapia, Letras e História, selecionados através de chamamento público.

“Parabéns para todos nós que aprendemos tanto com esses eventos, com as novas tecnologias, tudo para melhoria no ensino e conhecimento de todos. O Pesquisar realmente superou nossas expectativas e nos motivou, sobremaneira, a já começar a pensar na produção da edição de 2021”, ressalta o professor Pós-Doutor Emídio Silva Falcão Brasileiro, presidente da Comissão organizadora do 9º Pesquisar.

05/11/2020
Assessoria de Imprensa Unifan