Notícias

ANCEC premia UNIFAN como melhor empreendedora na Educação Superior do Brasil



Certificado atestando a condição de Melhor Empreendedora da Educação Brasileira

Agencia Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação, ANCEC, entregou, na noite de segunda feira, dia 9, as comendas aos destaques nacionais de cada área de atuação. O Centro Universitário Alfredo Nasser, UNIFAN, foi uma da agraciadas.

Trata-se de uma premiação nacional, definida por pesquisas sobre a execução de projetos de interesses da Nação, observação rígida a Responsabilidade Social e a qualidade do serviço prestado. No caso da UNIFAN, os índices da instituição foram comparados aos de todas as universidades brasileiras e como foram superiores em todos os quesitos, recebeu a indicação para a premiação: “Esta é uma das áreas que temos maior critério na observação e acompanhamento dos índices. A educação é a chave que vai abrir as portas para a participação brasileira, como sujeito, nas decisões mundiais. Nosso contexto mistura grandes e importantes instituições, com outras que existem com o único propósito de aferir lucro. Nossas pesquisas separam uma das outras e entre aquelas que têm a gestão voltada para o ideal de formar a geração futura com qualidade para exercer sua habilitação universitária de forma cidadã, que associa ao nível de excelência do ensino aos valores éticos, morais, nacionalistas dentro de projetos que contribuem para o crescimento intelectual da sociedade e para tornar o Brasil um País mais próspero, que empreende sem abrir mão da responsabilidade social, homenageamos com o selo de qualidade, a que apresentam melhores índices, nos critérios anteriormente apresentados” – destaca Mário Édson, presidente Executivo.

A UNIFAN obteve índice máximo em Responsabilidade Social, Qualidade de Ensino, Instalações Apropriadas, Estrutura para Pesquisa, Orientação ao Acadêmico, Associação das Praticas Cidadãs ao Projeto Pedagógico, Acolhimento ao Estudante de Baixa Renda e Preocupação com o bem estar da Coletividade: “Avaliamos a gestão e sua prática dentro de cada um dos itens apresentados. A UNIFAN é exemplo de instituição que empreende com finalidades sociais plenas. Há constantes investimentos para que cada um dos itens seja sempre melhorado e a preocupação com a qualidade do ensino ministrado é comprovada pelas práticas pedagógicas. Seus cursos estão entre os mais bem ministrados de todo o Brasil” – fala Carlo Titanero, Diretor Social, justificando a escolha.

Entrevista após a premiação: “O que é feito na UNIFAN deveria ser feito por todas as universidades brasileiras

COM A PALAVRA O PROFESSOR ALCIDES

Após apresentar os motivos pelos quais a UNIFAN foi escolhida como o Centro Universitário que melhor empreende na área do ensino superior, no Brasil, a mesa diretora convidou o reitor da instituição, deputado federal Professor Alcides, para discorrer a respeito do projeto implementado na gestão da UNIFAN e dos desafios da educação superior no Brasil. O reitor começou mostrando que a UNIFAN adota a linha do acúmulo de valores e mostrou a diferença entre valores e recursos: “Recursos são egoístas e só interessam aos crescimentos das contas bancárias da Instituição e da sua direção. Uma gestão que faz esta opção leva em consideração apenas a equação entre receita e despesa, deixando de lado a divisão de da lucratividade social, necessária para a promoção de um ensino superior cidadão” – apontou o Professor Alcides, discorrendo ainda sobre o que sejam valores: “São virtudes de responsabilidade, onde a instituição sobrevive com pequena margem de lucro financeiro e enorme margem de lucro no seu papel de instituidora do ensino superior. Todos ganham numa gestão que prioriza os valores: Os docentes por ministrar um ensino libertador e cidadão, os acadêmicos por receber junto com o conteúdo científico e cultural, a orientação para o cumprimento do seu papel na sociedade, com interesse pelo crescimento das pessoas e com rígida observação dos princípios da ética. Ganha também a Nação que vê a cultura da solidariedade substituindo o assistencialismo e da responsabilidade coletiva substituindo as ações de interesses pessoais. Já a Instituição ganha vendo seu trabalho modificando as pessoas e a sociedade tornando a vida mais digna, menos competitiva e mais humanitária. A gestão da UNIFAN é focada na busca dos valores e temos colhido excelentes frutos com ela. A prova disto é esta premiação” – argumentou o reitor.

O Professor Alcides ainda discorreu sobre os desafios da educação no Brasil, lembrando que buscou o mandato de deputado federal, justamente para defender no Congresso Nacional a renovação necessária, para dar a educação mais eficiência, no papel de formar as gerações futuras: “Ainda temos muitos erros repetidos historicamente. Nossos livros didáticos tem linguagem confusa, nossos professores precisam ser melhor qualificados e melhor valorizados, a tecnologia digital precisa entrar na sala de aula e ser estendida até a casa do aluno. Precisamos atualizar o conteúdo, incluir as técnicas modernas de comunicação, relações humanas e produtividade nas grades escolares” – mostrou o deputado, explicando ainda que é preciso iniciar o processo de maior eficácia do ensino no Brasil, pelo nível básico: “O ensino básico é o alicerce  do processo educativo. Precisamos entregar nossos estudantes ao ensino médio com pleno domínio dos conceitos aritimédicos e das quatro operações, para que ele possa  ter condições plenas de aprender todas as outras disciplinas das ciências exatas. Também precisamos qualificar nossos principiantes na vida escolar no domínio da língua portuguesa. Não podem chegar ao ensino médio sem conhecer todas as classes gramaticais, as conjugações verbais, a condição de escrever com clareza suas argumentações e de leitura e interpretação dos textos que caem nas suas mãos. Com este cabedal, nada das ciências humanos deixará de ser compreendido pelos alunos  no futuro escolar. Também temos de dar uma base sólida nos conceitos históricos  e geográficos, para que entendam a importância do espaço, dos acontecimentos e da relação do que já foi vivido, com o que está vivendo e com o que ainda há de vir na vida. Valores cívicos e morais precisam chegar ao ensino básico. Família, religiosidade, princípios de honestidade darão a eles a condição de escolha dos caminhos a seguir e por fim, precisamos ensinar os princípios de gestão política da nação. Mostrar a importância do voto, da escolha correta, da função de cada um dos poderes. Entendendo isto, eles entenderão a partir do ensino médio toda a organização social e política do Estado Brasileiro e estarão prontos para participar do debate sem ser massa de manipulação de ideologias e tendo inclusive a bagagem para entrar na vida pública para acrescentar melhorias nas políticas de saúde, educação, segurança pública, infra estrutura e respeito ao meio ambiente. Posso afirmar que consertando o ensino básico as outras fases serão consertadas no efeito dominó. Estou carregando esta bandeira ainda de forma solitária, mas espero contagiar outros deputados bem intencionados, para juntos mudarmos a cara do Brasil, pela educação” – concluiu o deputado federal, sendo aplaudido pelos outros homenageados de pé.

Professor Alcides, na condição de deputado federal, discursou e pregou uma revolução na educação brasileira, a partir do ensino básico
19/11/2020
Assessoria de Imprensa Unifan