Notícias
Unifan promove virtualmente a VI Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família

Aconteceu entre os dias 23 a 27 de novembro de 2020 a VI JAESF (Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família), que teve como tema: Distanciamento sem isolamento social, unidos pelas famílias e comunidade Unifan. O evento, realizado de forma virtual pelos aplicativos Sympla e Zoom, marcou as apresentações de trabalhos construídos pelos acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser.
O PINESF (Programa Integrado de Estudos na Saúde da Família), módulo do curso de Medicina da Unifan, oferece como meta norteadora a utilização de propostas e diretrizes para o desenvolvimento da Metodologia da Problematização com o uso da técnica do Arco de Maguerez.
A JAESF é um evento científico idealizado pelo Supervisor do PINESF, professor Joede Alvarenga Luniere, e é realizado semestralmente com objetivo de expor por meio de estudos baseados sob adoção e acompanhamento semanal de um membro da família.
“Grande oportunidade para compartilhamento de experiências e saberes adquiridos durante o semestre, acreditando que por meio desta seja possível proporcionar aos discentes o conhecimento e estratégias de um modelo longitudinal, interativo e integrativo de cuidado, enfatizando a importância da relação médico paciente e na medicina baseada em evidências”, comenta o supervisor do módulo PINESF.
Esse semestre, diante do cenário de pandemia, os alunos não puderam cumprir as atividades nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), local de atuação dos acadêmicos para o estágio. Face a isso, as aulas aconteceram em rodízios de forma remota e presencial.
“Os encontros presenciais aconteceram na Faculdade e pudemos efetivar todas as propostas com os funcionários e habitantes da redondeza da Unifan”, ressalta o professor Joede.
A Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família registrou 3.147 inscrições, sendo prestigiada e elogiada por acadêmicos de outras instituições. O monitoramento e composição do evento foram realizados pelos preceptores de PINESF e alunos do curso de Medicina.
Assessoria de Imprensa Unifan