Notícias
Alunos do Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona do Porto/Portugal, realizaram, de forma online, a defesa de suas dissertações

Dois estudantes do Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona do Porto e Universidade Lusófona de Lisboa defenderam suas dissertações nos dias 14 e 20 de novembro de 2020. As bancas foram virtuais devido à situação de pandemia ocorrida pela COVID 19.
Sarah Gonçalves Barros, graduada em Pedagogia e Ciências Econômicas, integrante da equipe do Núcleo de Apoio Terapêutico e Psicopedagógico (NATPSI) do Centro Universitário Alfredo Nasser e mestranda da Universidade Lusófona do Porto, Portugal, fez a defesa no dia 14 de novembro de 2020 às 7h do Brasil, 10h de Porto, Portugal. O júri foi composto por três professoras Portuguesas: Professora Doutora Alcina Manuela de Oliveira Martins, Universidade Lusófona do Porto, Professora Doutora Sônia Maria dos Santos Leite Ruao Pinheiro Harry Leite, Instituto Politécnico da Maia e a Professora Doutora Maria Nazaré Castro Trigo Coimbra, convidada pela Universidade Lusófona do Porto.
“A parceria entre o Centro Universitário Alfredo Nasser e a Universidade Lusófona do Porto foi essencial para que este sonho se tornasse realidade. Cursei algumas disciplinas aqui no Brasil, e em julho de 2018 estive 18 dias em Portugal, onde realizei as demais, e também a qualificação. Após voltar para o Brasil, comecei a colocar em prática a pesquisa. O primeiro passo foi realizar um levantamento teórico sobre o tema “inclusão” e logo após escrever o projeto e submeter a autorização do Comitê de Ética, ação obrigatória no Brasil, para aqueles que desejam realizar pesquisas com seres humanos. Após a aprovação, fiz a aplicação da pesquisa e a discussão teórica. Sendo Pedagoga e psicopedagoga, o tema inclusão sempre foi minha primeira opção de pesquisa, assim, logo surgiu a oportunidade de pesquisar sobre a Inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior em Aparecida de Goiânia. Estudar em uma Universidade Europeia foi uma experiência incrível sem deixar de destacar o fato de vivenciar outra cultura”, comenta Sarah Gonçalves.
O advogado e professor de Direito Vinícius Espíndula Brasileiro fez a defesa de sua dissertação, via vídeo conferência no dia 20 de novembro de 2020. A banca examinadora foi presidida pela professora Doutora Maria Elisabete Pinto da Costa (Pró-Reitora da Universidade Lusófona do Porto). Arguente, professor Doutor José Antônio Oliveira (Coordenador do Instituto Politécnico do Porto) e Orientadora a professora Doutora Alcina Manuela de Oliveira Martins (Professora Catedrática e Diretora do Mestrado em Ciências da Educação da Universidade Lusófona do Porto – Portugal).
Ao comentar sobre o Mestrado, professor Vinícus disse de forma simplificada: “É o momento em que o mestrando demonstra, por intermédio da linguagem escrita e oral, o domínio e a segurança do conhecimento científico pesquisado e produzido com eficácia”.

O Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona do Porto e Universidade Lusófona de Lisboa é resultado de um acordo de cooperação entre a o Centro Universitário Alfredo Nasser e o grupo Lusófona de Portugal, mantenedora das maiores Instituições de Ensino Superior de Portugal. O acordo teve início no ano de 2017. Três turmas foram constituídas: duas para Porto e uma para Lisboa. Os mestres Sara e Vinícius fizeram suas defesas pela Universidade Lusófona do Porto.
“A professora Sara foi a primeira a defender o seu trabalho científico. O professor Vinícius foi o segundo. Ambos tiraram ótimas notas em seus trabalhos e apresentações. Outras defesas virão: em janeiro de 2021 teremos as defesas de Jenucy e de Maria de Fátima, também pela Universidade Lusófona do Porto e teremos a defesa da Professora Ruytha pela Universidade Lusófona de Lisboa. Os estudos em um programa de Mestrado é um marco na vida profissional do acadêmico. É o momento da construção e do alinhamento do raciocínio científico, sem o qual “o pensar” fica incompleto, sem profundidade”, destaca o professor Emídio Silva Falcão Brasileiro, coordenador de Pesquisa do Centro Universitário Alfredo Nasser.
Assessoria de Imprensa Unifan