Notícias

UNIFAN vai realizar a 7ª edição da Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família



Com o tema “Compaixão, União e solidariedade: O desenvolvimento de um olhar compassivo à família do próximo” a 7° Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família acontecerá entre os dias 24 a 28/05/2021 de forma remota pelo aplicativo Zoom. Na ocasião, os acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser, irão apresentar os trabalhos  produzidos durante o Módulo do curso PINESF(Programa Integrado de Estudos na Saúde da Família). “Oportunidade de o acadêmico transmitir todas as propostas de intervenções que são utilizadas na adoção de um membro da família, seja idoso, criança, mulher… etc” comenta o Supervisor do Módulo PINESF do Curso Medicina da Unifan, Professor Joede Alvarenga.

Professor Joede Alvarenga: “Tenho me surpreendido com o talento de nossos alunos com os pacientes à distância, garantindo qualidade e resultados positivos no atendimento remoto”

Ainda segundo o supervisor, devido a pandemia do Covid-19, durante esse semestre os alunos fazem acompanhamento dos pacientes através de uma sala virtual e ligações por vídeo, “onde não deixamos de evidenciar a relação acadêmica do médico-paciente. Trazendo o humanismo da prática médica e resgatando a identidade da Medicina baseada em evidências”, ressalta.

“Tenho me surpreendido com o talento de nossos alunos com os pacientes à distância, garantindo qualidade e resultados positivos no atendimento remoto”, finaliza o docente.

A JORNADA

A JAESF – Jornada Acadêmica de Estudos da Saúde da Família foi idealizada e criada em 2018 pelo professor Joede Alvarenga de Souza Luniere, que também supervisiona na UNIFAN o PINESF (Programa Integrado de Estudos na Saúde da Família).

A Jornada nasceu para que os acadêmicos desenvolvam um artigo científico de acordo com a realidade de cada família adotada e possam apresentar a prática de todo estudo com estratégias e manejos específicos.

Segundo o professor Joede, o grande objetivo da Jornada é promover estudos de problematização baseados na teoria do Arco de Charles Maguerez, realizados pelos acadêmicos de Medicina diante de adoção de família durante o PINESF.

“O sentido especial do Arco é levar os alunos a exercitarem a cadeia dialética de ação – reflexão – ação, ou seja, a relação prática – teoria – prática, tendo como ponto de partida e de chegada do processo de ensino e aprendizagem, a realidade social”, explica.

OPINIÃO DOS ACADÊMICOS

Entre os participantes da preparação à Jornada Acadêmica de Estudos da Saúde da Família, o entusiasmo em fazer parte da iniciativa é incontestável. As acadêmicas Jaynayra Rafayela Trindade Muniz, Lara Julia Veríssimo Marra e Lívia Limeira Ribeiro Camargo comentaram sobre a experiência. Na primeira quinzena de abril elas fizeram, de forma remota, o acompanhamento de uma paciente (dona Geovanilda) adotado de forma virtual.

As alunas orientaram a paciente em vídeo chamada sobre a importância e necessidade da reeducação alimentar e melhora na ingestão hídrica, sendo assim, ofertaram a paciente o acesso à nutricionista para melhor orientação na perda de peso e proporcionar uma melhora nutricional.

Instruíram a respeito da menopausa por meio de um guia ilustrativo, os sinais e sintomas comuns a essa etapa da vida de uma mulher, bem como, dicas para melhorar a autoestima da paciente, contendo atividades de autocuidado, autoconhecimento, alimentação saudável e a importância do diálogo.

“Mediante a proposta do Arco de Maguarez, nós alunos buscamos compreender a realidade da paciente, pesquisar sobre suas patologias e principalmente, buscar e aplicar à realidade estratégias alimentares, fisioterapeuticas e psicoterápicas. As mudanças no período da menopausa, tema o qual é tratado no artigo, foram apresentadas de forma leve e descontraída para a compressão da paciente na necessidade do tratamento”, destaca a discente Lívia.

A acadêmica Jaynayra  explica que foi proposto a paciente alguns alongamentos com orientação de fisioterapeuta e que a paciente conseguiu realizar de forma satisfatória, conforme as orientações repassadas virtualmente. “Em outro momento a dona Geovanilda nos relatou que gostava de música bem como de dançar, montamos uma coreografia com duas músicas escolhidas por ela e fizemos uma aula de dança com passos de simples execução. Mais uma vez a paciente obteve um bom desempenho e se demonstrou muito feliz”, conclui.

“A disciplina do PINESF juntamente ao evento JAESF, proporciona a nós estudantes uma visão realista e humana sobre o cuidado com a saúde do próximo. Além disso, traz novas experiências e oportunidades para todos os envolvidos, coordenadores, preceptores e alunos”, destaca a acadêmica Lara.

24/04/2021
Assessoria de Imprensa Unifan