Notícias

Dia Internacional da Enfermagem é comemorado com palestras e debates no Centro Universitário Alfredo Nasser



A celebração da data na Unifan ocorreu entre os dias 17 e 18 de maio

O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. De nacionalidade inglesa, ela nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem.

Foi na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

No Brasil, entre 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, que relembra outra mulher que se dedicou à mesma profissão, pioneiramente, em nossa terra: a baiana Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri). Nascida em 13 de dezembro de 1814, Néri morreu em 20 de maio de 1880. Foi uma mulher de posses, que deixou uma vida tranquila para servir voluntariamente como enfermeira na Guerra do Paraguai (1865-1870), cuidando dos soldados brasileiros na frente de batalha.

A celebração da data no Centro Universitário Alfredo Nasser ocorreu entre os dias 17 e 18 de maio, com a realização da VIII Semana de Enfermagem da Unifan. O tema escolhido para o evento foi “O trabalho em Enfermagem no contexto de crise”. Uma programação repleta de discussões importantes e profissionais de destaque na área foi planejada pela equipe de professores do curso juntamente com a coordenadora Professora Dra Tatieny Martins.

A programação foi dividida nos turnos matutino e noturno com participação efetiva dos alunos da Enfermagem. Foram discutidos temas de extrema relevância para a Enfermagem e a saúde brasileira, como consolidação do Sistema Único de Saúde e enfrentamento da crise sanitária frente à pandemia de COVID-19. As convidadas, Professora Doutora Marislei Espíndula, Doutora Danielle Perdigão e a Doutora Neia Vieira enriqueceram as discussões com suas experiências e expertises nos temas. Houve também a participação de egressos da Unifan, compartilhando sua trajetória e os desafios percorridos. O evento contou ainda com vários momentos emocionantes, incluindo seu encerramento, com a fala da coordenadora do curso sobre a necessidade constante de luta pela Enfermagem e sua devida valorização.

Caroline: evento rico em conhecimento e valor

“A 8ª semana de enfermagem foi rica em conhecimento e valor, principalmente para nós que somos acadêmicos de Enfermagem, pois tivemos a oportunidade de ouvir outros profissionais da saúde, que estão na área de atuação a muito tempo e transmitem o seu conhecimento de forma simples e esclarecedora”, comenta Caroline Santos Silva, aluna do 6º período noturno.

Patrícia: grande aprendizado

“A semana de Enfermagem foi muito prazerosa, tivemos a presença de excelentes profissionais que abordaram temas muito importantes de grande aprendizado para o nosso crescimento e desenvolvimento como profissionais da Saúde”, afirma a acadêmica Patrícia Rocha Assis, do 8º período noturno.

Diogo: debates atuais

“Em minha opinião a semana de Enfermagem foi muito enriquecedora, uma das melhores que participei até hoje. Achei muito interessante as discussões abordadas, foram debates atuais sobre enfrentamento da pandemia e o SUS, possibilitando para nós uma melhor compreensão sobre a importância da equipe de enfermagem nesse contexto”, garante o acadêmico do 6º período matutino Diogo Vilela Vieira de Oliveira.

01/06/2021
Assessoria de Imprensa Unifan