Notícias

Núcleo de Apoio Terapêutico e Psicopedagógico da Unifan realiza a 1ª Natlive Internacional



A 1ª Natlive Internacional promovida pelo do Núcleo de Apoio Terapêutico e Psicopedagógico (Natpsi) da Unifan foi realizada dia 9 de junho e teve como tema “Cuidados Paliativos em Tempos de COVID -19, um relato de experiência”. O evento contou com a participação do professor, médico e pesquisador Dr. Marcos Luís Montagnini, que entre outras credenciais é docente, fundador e diretor do Programa de Residência Médica em Cuidados Paliativos da Universidade de Michigan, Estados Unidos.

Antecedendo a fala do Dr. Marcos, a professora doutora Janete Hernandes Capel, falou em nome do Instituto de Pesquisa Capel Castro (IPCC) enfatizando a importância da parceria com o Centro Universitário Alfredo Nasser por meio do Natpsi à construção, realização e compartilhamento de um Diálogo Científico Internacional, como a Natlive, num momento em que o mundo precisa compreender a utilidade da Ciência.

Em seguida a Doutora Viviane Castro também do IPCC, apresentou o currículo do palestrante, externando inclusive, sua emoção ao registrar que o palestrante é um cientista brasileiro, com experiente e reconhecida trajetória acadêmica internacional.

Professor Carlos Vicchiatti: boas vindas

No início de sua fala, o Dr. Montagnini agradeceu a forma que a Unifan o recebeu desde os primeiros contatos via Natpsi, reconheceu nominalmente toda equipe de organização e expressou que também por meio da fala de boas-vindas proferida pelo Pró-Reitor Acadêmico, Prof. Dr. Carlos Alberto Vicchiatti, sentiu-se muito acolhido, “em casa”, reiterou o palestrante.

Entre os tópicos abordados sobre o tema, o Dr. Montagnini fez um apanhado geral sobre Cuidados Paliativo (definição, categorização, contextualização histórica e epistemológica…). Demonstrando utilização de recente e robusta literatura internacional, o palestrante explanou sobre multidisciplinaridade, interdisciplinaridade, habilidade de comunicação, síndrome de Burnout, diretivas de vontade e relatou a experiência de sua equipe Acadêmica/profissional em tempos de Covid – 19 em seu país.

Bruno: evento fundamental à formação

No decorrer da Natlive houve engajamento considerável de estudantes, egressos e participantes externos. O estudante Bruno Eduardo Resende, do 6º período de Medicina da Unifan comentou que “um evento desta magnitude é fundamental à sua formação”, por isso enalteceu e agradeceu ao Natpsi pela realização.

Lorena: emoção

A egressa do Curso de Pedagogia Lorena Divina disse: “estou emocionada em ver e ouvir um médico valorizando e mostrando a necessidade da educação nos cuidados de saúde do início ao fim da vida”.

A professora Rosy Mary Magalhães, coordenadora do Curso de Pedagogia da Unifan prestigiou e aplaudiu o evento. Congratulações também vieram da parte da professora Lorena Gomes que também é estudante de Psicologia do Centro Universitário Alfredo Nasser.

Cely Ribeiro: “a live retratou assuntos importantes”

A Natlive teve um público diversificado também em Nível Municipal, Estadual e Nacional como a participação da jovem Vitória Peatrine, moradora do jardim Delfiori em Aparecida de Goiânia e da comerciante Lanja Aragão, de Belém/PA. Foi também da cidade de Belém que a administradora Cely Ribeiro comentou: “A live retratou assuntos muito importantes e mostrou como a vacina é a solução para erradicação da pandemia”.

Arlene Barcelos: elogios e participação

A doutora Arlene Barcelos, enfermeira do setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do Hospital das Clínicas – UFG, além de tecer vários comentários no chat ao vivo numa só frase expressou ao Natpsi e ao IPCC: “por mais diálogos epistemológicos como este”.

O professor Divino Eterno, Pró-reitor de Desenvolvimento da Unifan e Secretário de Educação de Aparecida de Goiânia, saudou o palestrante, organizadores e participantes e disse que diante da relevância do tema, bem como da metodologia com a qual a Natlive foi preparada e apresentada, é de interesse da Unifan a continuidade da discussão.

Professor Divino: saudações e elogios
Marcos Montagnini: alegria e honra em participar da Natlive

“Para mim foi uma grande alegria e honra participar dessa Natlive internacional como representante da Universidade de Michigan e compartilhar a experiencia do nosso serviço de Medicina Paliativa durante a pandemia de COVID – 19. Fiquei realmente impressionado com a proposta do Naptsi, chefiado pela Professora Cleucydia, pelo foco humanitário nas relações com os alunos, funcionários e mestres da Unifan, que parabenizo o comprometimento com a Ciência, pelos seus programas de ponta, e pelo seu acolhimento”, disse o professor Marcos Luís Montagnini.

Professora Cleucydia: “foi um momento de aprendizagem”

Nas palavras da professora e pesquisadora Cleucydia Costa, idealizadora e coordenadora dos trabalhos, a Natlive Internacional, foi um momento de aprendizagem que se perpetuará e contribuirá relevantemente às técnicas intervenções da Equipe Natpsi.

Confira a Natlive completa no canal da Unifan:

https://www.youtube.com/watch?v=J1FqDJX5v0E
11/06/2021
Assessoria de Imprensa Unifan