Notícias
Professor da Unifan assume a Direção de Gestão de Pessoas da SME de Goiânia

O Coordenador dos Cursos de Administração e de Gestão Pública do Centro Universitário Alfredo Nasser, professor Ricardo Borges Capelli é o novo Diretor de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Educação – SME, do município de Goiânia.
Além de ser professor universitário e empresário, professor Ricardo Capelli já atuou por muitos anos na área pública, onde teve a oportunidade de exercer funções estratégicas junto ao Governo do Estado de Goiás. Foi Superintendente de Gestão, Planejamento e Finanças na Secretaria de Estado da Região Metropolitana de Goiânia e também Superintendente de Saneamento na Secretaria de Estado das Cidades, além de Coordenador de Recursos Humanos na Agência Brasil Central – ABC.
Em seu novo desafio, professor Ricardo terá como atribuição articular, junto às outras unidades técnico-administrativas e pedagógicas da SME, uma política de recursos humanos no que se refere à ação pedagógica e administrativa do quadro dos servidores da SME. Vai analisar e definir as diretrizes para modulação dos servidores da SME, em conjunto com as Diretorias, Gerências e Coordenadorias Regionais de Educação.
A Diretoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Educação também é responsável pela elaboração da proposta de gestão de recursos humanos que atenda à política definida pela pasta. Define as Diretrizes para a organização do ano letivo, de modo a atender ao Plano de Gestão da SME. Promove estudos e diagnósticos das necessidades de recursos humanos, baseados nas alterações da proposta pedagógica, na ampliação ou redução da estrutura física bem como decorrentes de aposentadorias, exonerações e outros.
Também é de competência da Diretoria, definir e aplicar as diretrizes e critérios referentes à lotação e ao remanejamento de recursos humanos necessários ao desenvolvimento do Plano de Gestão da SME. Articular, junto à Secretaria Municipal de Administração – SEMAD, a readaptação de servidores. Articular a integração com os demais órgãos quanto à promoção da Política Intersetorial de Saúde e Segurança dos Profissionais da SME, além de sugerir, acompanhar e executar parcerias, convênios ou termos de cooperação com IES, sociedade civil, Conselhos Regionais/ Federais de Categorias, órgãos públicos e privados.
“Acredito que representa um novo desafio. Pois, entendo que posso contribuir com os servidores da SME, com dedicação e foco, o que irá refletir diretamente perante os alunos da Rede pública municipal da nossa Capital”, destaca o professor Ricardo Capelli.
Ele defende que diante a perda considerável do desenvolvimento intelectual dos alunos e do aprendizado, devido à pandemia da COVID-19, o maior desafio neste momento é trazer os alunos para as salas de aulas de modo presencial, respeitando a todos os protocolos sanitários estabelecidos pelas instituições fiscalizadoras. E para que esse retorno seja possível, segundo o docente da Unifan, os servidores da área da Educação devem trabalhar com segurança e protegidos.
“Países no mundo todo evoluem exatamente por investirem na Educação de Ensino Básico, e o Brasil e Goiânia não podem ficar na contramão do progresso, por isso considero relevante essa função que estou assumindo e reconheço a importância do trabalho da SME para a reconstrução de nossa sociedade com ensino de qualidade para as crianças goianienses, e para tal progresso, passa pelos servidores da área da Educação.
Por isso, entendo que precisamos defender a Educação e seus profissionais como semeadores do futuro, como profissionais que irão moldar o futuro da sociedade brasileira, sem bandeiras partidárias e sem causas próprias. Devemos fazer da Educação do nosso município, do nosso Estado e do nosso País, não mais o futuro, mas sim o presente para a transformação de crianças para uma sociedade melhor”, finaliza.
Assessoria de Imprensa Unifan