Notícias

Unifan dá prosseguimento ao curso de Formação Docente em Educação Inclusiva e Cidadania



A iniciativa foi possível graças a uma parceria firmada entre o Centro Universitário Alfredo Nasser, por meio do curso de Pedagogia, e a Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia. As primeiras atividades tiveram início no mês de maio de 2021.

O Projeto de Extensão “Formação Docente em Educação Inclusiva e Cidadania” se propõe a trabalhar com um grupo professores da rede pública municipal  da cidade de Aparecida de Goiânia, durante o período de maio de 2021  a novembro  de 2021, sendo coordenado por três  docentes – Lucirene Ferreira de Santana, Djanir Ferreira de Almeida e Sandra Regina de Matos Costa –  e a coordenadora do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário Alfredo Nasser, professora Rosy Mary Magalhães, com a participação dos acadêmicos  desta instituição.

O objetivo geral é proporcionar aos professores reflexões e alternativas para que eles possam conhecer o aluno com necessidades educacionais especiais e desenvolver a prática pedagógica adequada para sua inserção e atendimento de todos os estudantes  no contexto da sala de aula,escola e família, refletindo sobre suas práticas rotineiras no que diz respeito à Inclusão Escolar, e ainda,  possibilitar aos graduandos em Pedagogia e futuros pedagogos / profissionais da educação aprofundar  e  dialogar  sobre este conteúdo  com a intenção  de estabelecer as  parcerias com as escolas,ONGs e outros com vistas a buscar transformações e mudanças atitudinais, programáticas e arquitetônicas nas escola e sociedade.

Acadêmicos do 7º e 8º Períodos participaram de mesa redonda no auditório da Unifan

O desenvolvimento do projeto consistirá na realização de 8 módulos temáticos, coordenados pelos docentes participantes do projeto, com  uma carga horária total de 30 horas. Nesta formação será abordado as seguintes temáticas: Dispositivos Legais e Filosóficos da Educação Inclusiva; Multiculturalismo e Diversidade; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); Surdez (LIBRAS); Deficiência Física; Déficit intelectual; Cegueira e Baixa visão (Braille); Dificuldades de Aprendizagem, Tecnologias Assistivas entre outras.

Ontem (1) no auditório do Centro |Universitário Alfredo Nasser, respeitando o protocolo da Biosegurança, alunos do sétimo período matutino e noturno e oitavo matutino e noturno participaram do início das mesas redondas de discussão sobre temas da Pedagogia e atualidade: “A escola e o uso das Tecnologias da informação e comunicação – Limites e possibilidades”; “A inclusão das TICs na Educação brasileira problemas e desafios”; “Os novos desafios de novas aprendizagens em tempos de pandemia com as Tecnologias da informação e comunicação”.

De acordo com a coordenadora do curso, “a iniciativa é uma excelente didática, pois aprendemos quando ensinamos. O estudo dos textos para a composição da mesa redonda é realizado por meio da metodologia ativa, sala de aula invertida, os acadêmicos recebem o tema, pesquisam e planejam com o tempo determinado a execução da fala. Os colegas que estão assistindo recebem o texto antes para estabelecer interação com a mesa, por isso o evento tem vida, tem autonomia, tem discussão e tem debate. E ao final, são avaliados por meio do Google Forms com questões que foram discutidas nas duas mesas do dia. Parabéns a equipe de estágio professoras Juliet, Lyandra e Ludmila. E a todos os acadêmicos envolvidos nesse processo ensino aprendizagem”.

02/09/2021
Assessoria de Imprensa Unifan