Notícias
Curso de Farmácia da Unifan comemora o Dia Internacional do Farmacêutico com extensa programação

O curso de Farmácia do Centro Universitário Alfredo Nasser realizou ontem (22) uma comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado oficialmente no dia 25 de setembro. (O dia 25 de setembro foi escolhido pelo Conselho da Federação Internacional Farmacêutica, no final dos anos de 2000, numa conferência em Istambul, Turquia).
O evento na Unifan mobilizou uma equipe de professores do curso de Farmácia representados no período matutino pelas Profas Mestres Joelma Pina e Daniela Medeiros, além de alunos do 8° e do 4° períodos, sendo a organização geral do evento realizada pela coordenadora do curso Angelma Genaro.

O evento promoveu o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes – acadêmicos e colaboradores da Unifan – com orientações sobre o melhor horário de administração dos medicamentos, como evitar interações medicamentosas, e automedicações, que podem acarretar em alta toxicidade. Orientações para os medicamentos vencidos, sendo que toda essa atuação do Farmacêutico promove o uso racional de medicamentos, aumentando a efetividade terapêutica, melhorando assim a qualidade de vida dos pacientes.

A supervisora da turma, professora Joelma Coelho Pina de Oliveira, comentou sobre a importância da atividade para a formação dos alunos. “Eles aprimoram os conhecimentos com ações de promoção e proteção de saúde dos pacientes. Na prática realizam o acompanhamento farmacoterapeutico dos pacientes. E podem aprimorar a atitude profissional, habilidades, desenvolver conhecimento na firma, pois precisam estudar os casos clínicos, analisar, detectar e resolver problemas relacionados aos medicamentos, aumentando as experiências para quando se tornarem profissionais Farmacêuticos tenham consciência que com atitude, ética, habilidades e conhecimento poderão atuar com muita responsabilidade para tornar mais efetivo o tratamento terapêutico e assim melhor a qualidade de vida dos pacientes de forma acessível, humanizado, enfim atuar para melhorar a qualidade de vida da população” finaliza a docente.
Como parte da programação do evento, os acadêmicos de Farmácia foram até o Colégio de Aplicação Alfredo Nasser para explicar aos alunos do Ensino Médio a atuação do farmacêutico e sua área de trabalho. No início da noite, ainda como parte das comemorações ao Dia do Farmacêutico, a coordenação do curso promoveu um ciclo de palestras online, com renomados profissionais.
Guilherme Alves Ferreira proferiu palestra abordando “Marketing para Farmacêuticos”. Ele falou sobre o empreendimento, a busca de inovação e tecnologia. Encerrou comentando sobre a importância de acreditar no poder da realização. O palestrante é empreendedor, farmacêutico, autor de patentes, Mestre em Ciências Farmacêuticas e especialista em Marketing e mentor de empresários.
A palestrante Silvia Rangel falou sobre “Os desafios da profissão além da Farmácia”. Comentou sobre sua experiência na área e como se reinventar acreditando na superação dos desafios. Silvia é farmacêutica, com MBA Internacional em Gestão de Negócios na Alemanha pela Schiller International University e Pós Graduação em Marketing Farmacêutico pela Faculdade Oswaldo Cruz.
A Psicóloga Ligia Abreu Gomes deu sequência com a palestra “Planejamento de Carreira”. A Especialista em Assuntos Regulatórios, MBA em Liderança e Gestão Empresarial e Especialista em Farmácia Clínica, Marisa Lagares, encerrou a programação palestrando sobre “O Papel do Farmacêutico nas Distribuidoras de Medicamentos”.
Ao avaliar a realização do evento, a coordenadora do curso de Farmácia do Centro Universitário Alfredo Nasser, Angelma Genaro, disse que as metas foram correspondidas, pois certamente os alunos tiveram a oportunidade de criar um novo conceito sobre a profissão.

“O farmacêutico atua em uma extensa gama de atividades, todas elas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia, seja em farmácias e drogarias, em análises clínicas, na área hospitalar, no setor público ou na área industrial. Hoje, para efeito de registro de certificados e títulos na carteira profissional, estão previstas 135 especialidades. Sendo assim, o farmacêutico possui uma grande responsabilidade social. Como um dos profissionais de saúde mais acessíveis em todo o mundo, usamos nosso aprendizado para proteger a saúde e prevenir doenças”, acrescentou a coordenadora.
Assessoria de Imprensa Unifan