Notícias
Unifan abre oficialmente a 10ª edição do Congresso Pesquisar

A abertura oficial da décima edição do Congresso Pesquisar aconteceu na noite de ontem (20) com transmissão ao vivo pelo canal da Unifan no YouTube, onde mais de 3,6 mil pessoas acompanharam remotamente o evento.
Na ocasião o Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Alfredo Nasser, pós-doutor em Comunicação Carlos Alberto Vicchiatti, que estava na unidade da Unifan em Remanso-BA, deu as boas vindas aos participantes e ao palestrante da noite, professor doutor Einstein Lemos Aguiar, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Durante suas considerações o professor Carlos Vicchiatti disse que o valor nº 1 da Instituição é o acolhimento. “Temos nossa missão, nossa visão e nossos valores, e o primeiro deles é o acolhimento. Então, sintam-se todos em casa”, ressaltou o Pró-Reitor Acadêmico.
Ao falar sobre o Pesquisar, Carlos Alberto Vicchiatti fez um relato do Congresso desde a sua criação, no ano de 2012, quando na época, apenas 6 trabalhos foram apresentados. Hoje, segundo a comissão organizadora são 12 mil inscrições para participar da décima edição do Pesquisar.
“É um motivo de orgulho ver que essa nossa pesquisa tem surtido efeito na comunidade acadêmica”, conclui o docente.

Logo após as boas vindas e considerações preliminares aconteceu a palestra do professor Einstein Lemos Aguiar. O tema escolhido foi “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”. Utilizando de uma linguagem clara e objetiva o palestrante falou sobre cooperação, articulação, interação, troca de informação, transferência de tecnologia, multilateralismo, superação de limites e, sobretudo, compromisso com a vida na Terra.
“Eu tenho uma verdadeira paixão por essa questão do impacto da ciência na sociedade, principalmente com o advento da tecnologia e informação. Nós precisamos sobreviver, é lógico, mas para isso precisamos conhecer a ciência, que sabidamente é baseada no tripé: regularidade, previsão e controle”, ressaltou o palestrante.
Incorporado no segundo semestre do calendário acadêmico oficial, o Congresso Pesquisar conta nesta edição com 300 trabalhos inscritos de várias partes do país e até do exterior, distribuídos em 120 atividades, entre conferência de abertura, mesas redondas, palestras, minicursos, seminários, apresentações orais e e-posters. O Congresso ainda contará com a participação de alunos e professores contemplados no edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC).
Considerado um dos maiores fóruns de divulgação da pesquisa universitária do Estado de Goiás, o Congresso Pesquisar tem como objetivo geral divulgar projetos e resultados de pesquisa de acadêmicos, egressos, docentes e pesquisadores da Unifan e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). Dentre seus objetivos específicos, destacam-se: integrar ensino, pesquisa e extensão; promover o intercâmbio de saberes entre as várias áreas de conhecimento; estimular a iniciação científica nos acadêmicos da Unifan; desenvolver e aprimorar o conhecimento de métodos e técnicas de pesquisa e reconhecer trabalhos científicos com qualidade socialmente referenciada.
A programação do 10º Pesquisar acontece até amanhã (22) e está disponível para consulta no site da Instituição: https://www.unifan.edu.br/unifan/aparecida/wp-content/uploads/sites/2/2021/10/10o_Pesquisar_Programacao-final-e-Inscricoes.pdf
Assessoria de Imprensa Unifan