Notícias
Unifan realiza 10º Congresso Pesquisar com sucesso de público

Entre os dias 20 e 22 de outubro, o Centro Universitário Alfredo Nasser realizou o 10º Pesquisar – Congresso Interdisciplinar de Produção Científica, principal evento científico da Instituição. Assim como no ano passado, a edição de 2021 ocorreu de modo remoto em virtude do isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Para tanto, foi utilizada a plataforma Zoom – com inscrições prévias e gratuitas realizadas no site Sympla, que permitiu mensurar o número de inscritos e presentes nas atividades do evento: 15.122 inscrições, das quais 8.324 concretizadas em efetiva participação.
Considerado um dos maiores fóruns de divulgação da pesquisa universitária do Estado de Goiás, o Congresso Pesquisar foi criado, em 2011, a partir das políticas institucionais de pesquisa que visam oportunizar espaço de divulgação da produção científica nas áreas do conhecimento trabalhadas na Instituição.
Seu objetivo geral é divulgar projetos e resultados de pesquisa de acadêmicos, egressos, docentes e pesquisadores da Unifan e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). Dentre seus objetivos específicos, destacam-se: integrar ensino, pesquisa e extensão; promover o intercâmbio de saberes entre as várias áreas de conhecimento; estimular a iniciação científica nos acadêmicos da Unifan; desenvolver e aprimorar o conhecimento de métodos e técnicas de pesquisa e reconhecer trabalhos científicos com qualidade socialmente referenciada.
No ano de 2021, o evento foi pensado e estruturado por uma comissão organizadora composta por professores pesquisadores de diferentes cursos da Unifan. Teve o apoio de uma comissão científica para a seleção de trabalhos apresentados por alunos, além de professores mediadores e alunos monitores de diversos cursos que trabalharam no suporte técnico.
Com abrangência nacional e internacional, dos mais de 300 trabalhos inscritos, foram selecionadas 120 atividades: 15 mesas redondas, 38 apresentações orais, 4 e-pôsters, 49 palestras, 4 minicursos e oficinas, 2 rodas de conversa. A conferência de abertura, “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, foi proferida pelo professor doutor Einstein Lemos Aguiar, da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O Congresso também contou com a participação de acadêmicos e professores contemplados no edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC), oito apresentações no total.
Cada atividade do evento ocorreu em uma sala no Zoom. O ingresso nas atividades esteve condicionado à inscrição prévia no site Sympla; para tanto, o link de acesso para inscrição esteve disponível no site da Unifan antes e durante o evento, em arquivo (formato PDF – Portable Document Format) com a programação geral e detalhada incluindo informações do título da atividade, responsáveis (por apresentações orais e de e-poster, palestras, minicursos e mesas redondas), data e horário da sua realização, além do já mencionado link para inscrição. Acrescenta-se que a conferência de abertura e a mesa redonda de encerramento tiveram transmissão ao vivo pelo YouTube, no canal oficial da Unifan, com milhares de visualizações cada.

De acordo com um dos membros da Comissão Organizadora do Congresso Pesquisar, Prof. Dr. Júlio César Borges, o 10º Pesquisar atingiu seus objetivos. Segundo ele, “o congresso deste ano superou nossas expectativas. Tivemos um número altíssimo de inscrições e participações de alunos, comunidade acadêmica e público em geral não só da Unifan, mas também de outras instituições de Goiás e do Brasil. Isso é fruto do empenho da comissão organizadora, que não mediu esforços para montar uma programação com palestrantes internacionais (como o Prof. Dr. Paulo Nogueira da Costa, de Portugal) e de instituições regionais e nacionais de renome, como IPEA, UFRJ, IPHAN, UnB, Instituto Mauro Borges, UFG, UFMT, UFT, PUC-GO, UEG, FAPEG, IFG, Polícias Civil e Tecno-científica de Goiás, Tribunal de Justiça do Pará, dentre outras, além da própria Unifan, que abordaram temas diversificados”.
Prof. Júlio ainda acrescenta: “Reflexo disso são os números apurados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), segundo os quais 92% dos participantes aprovaram o evento quanto à sua relevância, 90% em relação à qualidade das palestras, debates e mesas-redondas e 91% quanto ao perfil profissional dos palestrantes/debatedores. Cabe acrescentar que o 10º Pesquisar teve apoio incondicional da Reitoria e Pró-Reitorias da Unifan.”
O evento teve início com o Bom dia com a Editora, em cuja mesa-redonda intitulada “Codificação e divulgação do conhecimento: competências, dificuldades e potencialidades” foram lançadas as últimas publicações da Editora Alfredo Nasser. Seu encerramento ocorreu com a mesa-redonda “A transversalidade como base para uma educação científica e integral”, na noite do dia 22 de outubro. Nessa última atividade, foi feito lançamento especial do e-book Pesquisar Mais: a ciência em processo e seus resultados, obra organizada pelos professores doutores Júlio César Borges, Carlos Alberto Vicchiatti e Emídio Brasileiro, fruto do empenho da comunidade acadêmica do Centro Universitário Alfredo Nasser com a produção e divulgação científica em prol do desenvolvimento sustentável de Aparecida de Goiânia e do estado de Goiás. Ele está disponível gratuitamente no endereço eletrônico da Editora Alfredo Nasser (https://www.unifan.edu.br/unifan/aparecida/?page_id=595).
Assessoria de Imprensa Unifan