Notícias
Alunos de Medicina da Unifan participam do Teste de Progresso Consórcio Centro-Oeste

O Consórcio de Escolas Médicas Públicas e Privadas do Centro-Oeste aplicou no dia 27 de outubro de 2021, simultaneamente em 29 cidades, distribuídas em 37 escolas das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o Teste de Progresso (TP).
A avaliação situa o estudante em seu processo evolutivo de ensino-aprendizagem e permite à instituição realizar o diagnóstico de suas deficiências ao longo da estrutura curricular. Ele pode ser utilizado pelos órgãos colegiados competentes para avaliação de alterações curriculares e avaliações específicas de disciplinas ou módulos de ensino. Auxilia ainda no desenvolvimento docente na aplicação de provas e avaliação de resultados.

“Os resultados são bem favoráveis, em todos os sentidos, pois o TP é uma avaliação cognitiva que verifica se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o aproveitamento do internato e o desenvolvimento final do profissional”, explica o professor Marinaldo Leite, coordenador adjunto do curso de Medicina da Unifan.
Esse teste foi introduzido nos cursos de medicina na década de 1970 pela Kansas City Medical School da Universidade de Missouri (EUA) e pela então University of Limburg, hoje Universidade de Maastricht (Holanda). Desde então, várias outras escolas médicas passaram a utilizar esse método de avaliação de forma isolada ou em associação colaborativa.
Todos os alunos do segundo ao décimo segundo períodos do curso de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser participaram presencialmente, no prédio do ICS – Instituto Ciências da Saúde da UNIFAN, do Teste de Progresso Consórcio Centro-Oeste. A prova foi objetiva, com 100 questões baseadas em casos clínicos, abordando conhecimentos do 1º ao 6º ano.

Renomados Hospitais de Ensino Superior do Brasil têm utilizado a participação do TP para pontuar durante a análise do curriculum vitae dos candidatos à admissão em programas de Residência Médica. Além de ser importante para o aproveitamento do internato e desenvolvimento final do profissional.
“Todo o processo que envolve várias etapas, desde, o planejamento (dos temas, nível de dificuldade, complexidade, relação de muldisciplinaridade das questões), divisão das questões entre as escolas participantes do consórcio, correção de cada questão e montagem da prova em si demanda muito comprometimento dos professores responsáveis representantes de cada escola participante. Ao longo do ano, são realizadas várias reuniões para que cada etapa seja concluída e que o momento da aplicação do teste seja um sucesso geral. Essas reuniões são momentos únicos, pois, nós como coordenação podemos nos avaliar como gestores e avaliar a qualidade das questões elaboradas por nossos professores, além de haver um enorme ganho na troca de experiências institucionais públicas e privadas. Como professora responsável e representante da Medicina UNIFAN, me sinto lisonjeada em fazer parte do núcleo pensante do Consórcio do Centro-Oeste que compõe o Teste de Progresso regional, o qual este Centro Universitário está vinculado”, ressalta a Supervisora de Tutoria do curso de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser, Profa. Dra. Andrielle de Castilho Fernandes.
Assessoria de Imprensa Unifan