Notícias
Centro Universitário Alfredo Nasser participará de evento de extensão da Unicamp

Entre os dias 23 a 25 de novembro, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) promoverá o VIII Seminário Inovações Curriculares – Diálogos sobre Extensão e Ensino: Concepções, Experiências e Projetos de Integração.
O Centro Universitário Alfredo Nasser será representado pela Prof. Doutoranda Juliane Aparecida Ribeiro Diniz (Coordenadora de Extensão e Assessora da Pró-Reitoria Acadêmica) e pelo Prof. Dr. Júlio César Borges (Assessor da Pró-Reitoria Acadêmica). Eles apresentarão o trabalho intitulado Curricularização da Extensão no Centro Universitário Alfredo Nasser de Aparecida de Goiânia, Goiás, selecionado dentre centenas que foram submetidos.
O objetivo é fazer um relato da experiência de curricularização da extensão na Unifan, em atendimento à Resolução CNE n.º 7/2018, a qual determina que, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular dos cursos de graduação sejam direcionados às atividades extensionistas. Como extensão, entende-se todas as intervenções envolventes das comunidades externas e Instituição, vinculando-se à formação profissional do estudante-cidadão em perspectiva dialógica, gratuita e não assistencialista.
Na Unifan, o processo de curricularização da extensão teve início com as coordenações de cursos, sob gestão da Pró-Reitoria Acadêmica, diagnosticando demandas da comunidade externa. Em seguida, elas mobilizaram seus Núcleos Docentes Estruturantes para avaliação dos currículos e definiram linhas extensionistas em concordância com suas respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais, o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) e as demandas identificadas; formularam estratégias extensionistas e sistemáticas de avaliação; por fim, propuseram projetos de extensão e alteraram o PPC, redimensionando carga horária do curso para extensão.
Essas etapas foram embasadas pelos seguintes princípios: Integração dialógica IES-comunidade externa; Interdisciplinariedade; Interprofissionalidade; Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; Impacto na formação do estudante e na transformação da comunidade externa e; Intencionalidade compatível com a Missão, Visão e Valores da Unifan.
A próxima fase no percurso de curricularização da extensão na Unifan envolverá a efetivação dessas possibilidades a partir do primeiro semestre de 2022, como também a construção de procedimentos de registros da Extensão nas documentações institucionais dos estudantes.
Para a Profa. Juliane participar desse evento científico significa exercício de amadurecimento e de melhoria do processo de Curricularização da Extensão na Unifan, contribuindo para a formação profissional do cidadão e para a transformação social da comunidade externa na qual a IES está inserida. A educadora afirma: “Acredito, ainda, que a presença de dois docentes no VIII Seminário Inovações Curriculares da Unicamp evidencia a importância de nosso trabalho em equipe e projeta o nome do Centro Universitário Alfredo Nasser para o contexto acadêmico nacional e internacional no âmbito das atividades extensionistas, bem como destaca o compromisso social da IES em conjuntura regional”.
O Prof. Júlio César ressalta a troca de experiências que a participação da Unifan proporcionará. Segundo ele, “isso resultará em ganhos institucionais para o processo de curricularização da extensão na nossa IES. Além disso, dará visibilidade importante para a Unifan em um evento acadêmico de caráter nacional promovido por uma das principais universidades do país e da América Latina”.
Assessoria de Imprensa Unifan