Notícias
Ligas acadêmicas da Unifan promovem evento aberto à comunidade

As Ligas Acadêmicas de Anatomia Aplicada e Ortopedia e Traumatologia do Centro Universitário Alfredo Nasser realizaram no dia 19 de novembro uma ação denominada “Novembro Azul – Prevenção é a melhor solução”. O evento aconteceu nas dependências de uma academia em Aparecida de Goiânia.
Segundo explica os organizadores, o objetivo da ação foi conscientizar e levar até a população conhecimento e informações sobre o câncer de próstata, destacando a importância de possuir hábitos de vida saudáveis e de realizar exames preventivos, a fim de diagnosticar, de forma precoce, a doença aumentando a chances de cura e reduzindo o número de mortes.

Ao avaliar a realização do “Novembro Azul”, a acadêmica do 9º Período de Medicina, diretora de extensão da LIAP – Liga Acadêmica de Anatomia Aplicada e uma das organizadoras da ação, Marcella Gava, disse que a iniciativa agrega tanto em relação a formação técnica quanto não técnica, seja pelo desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas profissionais e conhecimento clínico aprendidos durante a formação acadêmica, quanto pelo desenvolvimento de relacionamento interpessoal, comunicação, atendimento ao público, organização, iniciativa, proatividade, dentre muitos outros.
“É muito importante levar esse atendimento à comunidade, pois saber como prevenir doenças é a melhor maneira de cuidar da saúde e o diagnóstico precoce de doenças é um dos principais fatores na boa evolução destas”, complementa a discente de Medicina.

“Como presidente de Liga de Ortopedia e Traumatologia e integrante da comissão organizadora do evento, participar dessa atividade é uma experiência única, aprendemos e ensinamos, e sempre entregamos o melhor para os participantes, a equipe sempre bem preparada para atender e informar sobre a importância da saúde do homem desde o mais jovem ao mais idoso”, afirma Luiz Carlos Gonçalves Filho, acadêmico do 8º Período de Medicina.

“Foi um momento muito legal, cheio de informações e novidades, com muita interação entre os cursos e com nosso público alvo ,visando a importância do que significa o Novembro Azul”, destaca a acadêmica do 6º Período de Fisioterapia, Thais da Conceição Fidelis de Souza.

“Participar desse projeto foi proveitoso e gratificante, pois, muito do conteúdo que vivenciamos durante a atividade eu só conhecia teoricamente e a prática certamente irá enriquecer ainda mais meu conhecimento”, comenta Deborah Cristina de Sousa Braga, aluna de Medicina da Unifan.

Para o professor de Habilidades Cirúrgicas e Medicina Legal da Unifan, Yuri Augusto Vieira Borges, o evento foi positivo. “O atendimento realizado permite o contato dos acadêmicos com a comunidade sendo relevante para o treinamento dos alunos. É imperativo que na formação universitária ocorra esse tipo de ação que auxilia no amadurecimento e manejo de temas importantes para formação do aluno. Desta maneira, tanto os acadêmicos quanto a comunidade se beneficiam deste tipo de ação”, disse.
Assessoria de Imprensa Unifan