Notícias

Unifan destaca-se pela primeira vez em competição de Direito promovida pelo IEAD e OAB-GO



Cinco acadêmicos do curso de Direito da Unifan, coordenados pela professora Ilma Araújo, conquistaram o 3º lugar no III Campeonato Goiano de Processo Civil. Foram integrantes da equipe os acadêmicos Marcos Daniel Dias Queiroz, Samantta Chiarelli Nunes Lima, Arthu Dourado Brito, Wania Cristina Ferreira Duarte e Nayara Barbosa da Silva.

Realizada em duas fases, a competição é uma iniciativa do Instituto de Estudos Avançados em Direito – IEAD, com apoio da Comissão Especial de Estudos Processuais da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/GO.

A primeira fase aconteceu no mês de novembro, com a elaboração de peças escritas em que foram avaliados o domínio da norma culta, a interpretação adequada dos fatos e alegações, organização e estruturação da peça, referência à legislação, à doutrina e à jurisprudência, e raciocínio jurídico lógico e coerente.

Já na fase oral, as equipes participaram de jogo de perguntas e respostas e depois tiveram que fazer sustentação oral (simulação de julgamento, a partir de um caso concreto apresentado). Nessa final, ocorrida no dia 4 de dezembro, os jurados analisaram questões como: postura, organização, controle do tempo, conhecimento da lei e dos fatos.

Professor Ilma Araújo: aprimorar conhecimentos

Para a coordenadora da equipe da Unifan, professora Ilma Araújo, participar pela primeira vez do evento foi imprescindível para aprimorar o conhecimento sobre o Processo Civil e incentivar nos alunos o espírito colaborativo, de trabalho em grupo e a competir de forma técnica no âmbito do Direito como ciência.

Marcos Queiroz: oportunidade ímpar

O acadêmico Marcos Queiroz, responsável pela equipe, afirmou que foi uma oportunidade ímpar de aprendizado. “O caminho para um momento como este não se faz só, este foi nosso segredo, estivemos juntos em todos os momentos. Nada foi impossível para nossa equipe, tal era a cooperação e dedicação entre todos. O apoio e companheirismo foram únicos. Esta conquista é de todos, alunos, professores e coordenadores”, destaca o discente.

Professor Carlos Linares: “nossa maior vitória, foi a concretização do espírito de solidariedade, de equipe, de união, de boa convivência”

“É com imensa alegria que participamos pela primeira vez da Competição Goiana de Direito Processual Civil e alcançamos o terceiro lugar. Mas sem dúvida alguma, nossa maior vitória, foi a concretização do espírito de solidariedade, de equipe, de união, de boa convivência. Nesta competição se revelaram os valores que cultivamos na Unifan: acolhimento, compromisso social e ambiental, cooperação, diversidade cultural, ética, inovação, juízo crítico e questionador, respeito à liberdade, transformação do conhecimento. Saber que nossos valores se materializam na prática, que aliado ao ensino técnico-científico, está a preocupação do cultivo de cidadãos comprometidos com a construção de uma sociedade mais virtuosa e apropriada aos desafios que já se apresentam neste início do Século XXI, é uma grande realização para nós educadores”, ressalta o coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Alfredo Nasser, Professor Dr. Carlos Henrique Linares.

09/12/2021
Assessoria de Imprensa Unifan