Notícias

Coordenação de estágios da Unifan avalia ações desenvolvidas no ano



A coordenação de estágios no Centro Universitário Alfredo Nasser foi instituída em 2012 com o objetivo de estruturar os estágios dos cursos da área de saúde, padronizar as práticas, documentações (conforme a Lei de estágios) e criar fluxos de atendimentos e supervisões para fornecer maior suporte aos alunos estagiários na área da saúde com todas as especificidades que estes estágios possuem.

Conforme explica a coordenadora do departamento, professora Andreia Finotti, “o estágio é um componente curricular fundamental e ferramenta de aproximação entre alunos e a comunidade interna e externa proporcionando ao discente a integração entre conhecimentos teóricos e a prática dando oportunidade ao graduando de aplicar habilidades desenvolvidas durante o decorrer do curso”. Ainda segundo a coordenadora, os alunos estagiários desenvolvem atividades de educação em saúde, atendimentos à comunidade acadêmica e à população do município.

Professora Andréa Finotti: “As práticas dos estágios contribuíram para o desenvolvimento de competências e habilidades”

No segundo semestre de 2021, o curso de Odontologia iniciou atividades de estágio no CMEI Rotary Club, no Jardim Maria Inês, que atende cerca de 200 crianças em Aparecida de Goiânia, onde foram desenvolvidas ações de educação em saúde para professores, alunos e familiares. Foram proferidas palestras sobre técnica de escovação (com distribuição de kits de escovação), evolução da cárie, traumatismo dental, dieta, doença periodontal e câncer bucal.

Os estágios do curso de Psicologia da Unifan foram iniciados no primeiro semestre de 2020, sendo que o atendimento psicológico iniciou-se no semestre seguinte, voltados para atenção psicoterapêutica e neuropsicológica da comunidade acadêmica e população de Aparecida de Goiânia. Estes atendimentos ocorreram inclusive durante a pandemia. Hoje são realizados mensalmente cerca de 500 atendimentos.

O curso de Fisioterapia promove atendimentos em fisioterapia ortopédica e neurofuncional sendo que neste semestre foram realizados cerca de 945 atendimentos.

“Vale ressaltar a importância de nosso ambulatório pós-Covid com 378 atendimentos no semestre em curso reabilitando pessoas que tiveram COVID e ficaram com alguma sequela”, destaca a professora Andréa Finotti.

Os estagiários do curso de Enfermagem realizaram várias campanhas como o “Outubro Rosa” sobre a prevenção ao câncer de mama e “Novembro Azul” sobre a prevenção ao câncer de próstata.

“As práticas dos estágios contribuíram para o desenvolvimento de competências e habilidades aplicando na prática o que foi visto teoricamente em sala de aula”, finaliza a coordenadora do departamento.

30/12/2021
Assessoria de Imprensa Unifan