Notícias
Alunos de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser fazem blitz educativa sobre o Maio Amarelo

Acadêmicos de Medicina realizaram na manhã desta sexta-feira (6), em frente a entrada principal do Centro Universitário Alfredo Nasser uma blitz educativa em apoio à campanha Maio Amarelo. A ação foi organizada pela Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia (LORT) em parceria com as Ligas Acadêmicas de Medicina Legal e Perícia Médica (LAMELP), de Endocrinologia (LAEN), de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC), de Videocirurgia (LAVIC), de Cirurgia Gastrointestinal (LACGIN), de Mastologia (LADM), de Gastroenterologia (LAGASTRO), do Coração (LACORE), de Anestesiologia e Dor (LAADO) e do Sorriso (LASO).
O Maio Amarelo é uma campanha presente em vários países com o objetivo de demonstrar que o número de acidentes de trânsito e consequentemente o número de vítimas podem ser drasticamente reduzido se a sinalização e as leis de trânsito forem rigidamente respeitadas. A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde) que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. A iniciativa inspirou o movimento Maio Amarelo, mês que se tornou referência para o balanço das ações em todo o mundo.

Contando com o apoio da SMTA – Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte de Aparecida de Goiânia, os acadêmicos vestidos com a cor da campanha, que tem como tema desta edição “Juntos Salvamos Vidas”, distribuíram panfletos aos condutores e pedestres, abordando temas sobre a importância de se respeitar a sinalização e as leis de trânsito, como meio de reduzir o número de acidentes e evitar mortes. A campanha usa a cor amarela em referência ao sinal de advertência no semáforo, que simboliza a atenção necessária para a causa.
O Centro Universitário Alfredo Nasser foi representado no evento pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento professor Divino Gustavo e a Prefeitura de Aparecida de Goiânia tinha como representante o Secretário Executivo de Mobilidade e Trânsito, Sérgio Carvalho Cândido.
Para o idealizador da ação e presidente da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia, Luiz Carlos Gonçalves, a proposta foi chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito, conscientizando a população sobre a prevenção de acidentes automobilísticos.
“Além de vítimas fatais, os acidentes de trânsito podem deixar as vítimas incapacitadas para várias funções. Contusões, fraturas, amputações, lesões na coluna com ou sem lesão de medula e traumas psicológicos são as maiores sequelas que um acidente pode deixar. O trabalho da ortopedia é acompanhar desde o primeiro atendimento até a recuperação da vítima. Mas vale lembrar que esses acidentes podem deixar sequelas para o resto da vida”, ressalta o presidente da Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia.

Veja mais fotos do evento acessando nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/unifanbr/
Assessoria de Imprensa Unifan