Notícias

Professores do Unifan presentes na I Semana da Memória do Poder Judiciário



Coordenador adjunto do curso de Direito do Unifan, Fernando Turchetto (centro), destaca a importância da participação no evento

Em comemoração ao Dia da Memória do Poder Judiciário, celebrado no dia 10 de maio, os centros de memória do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-18) realizaram entre os dias 18 e 20 de maio a I Semana da Memória do Poder Judiciário.

Atendendo ao convite feito pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Desembargador Carlos Alberto França, o coordenador adjunto Fernando Turchetto, juntamente com os professores Murillo Gomes e Paulo Pinho representaram o curso de Direito do Centro Universitário Alfredo Nasser.

A abertura aconteceu no dia 18 de maio, com a palestra “A importância da Política de Memória no âmbito do Poder Judiciário”, proferida pelo juiz Carlos Alexandre Böttcher, um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em História e Memória do Tribunal de Justiça de São Paulo.

No segundo dia de celebrações, a professora da USP Monica Dantas ministrou a palestra “Poder Judiciário e Política no período do Império do Brasil”. Na sequência, a historiadora Yordanna Lara, mestre em Antropologia Social, abordou a “Memória do Judiciário Goiano: caminhos institucionais no presente e perspectivas futuras de preservação”. Ao final, historiadores e arquivistas dos três tribunais dirigiram o painel “Conhecendo os espaços de memória do Judiciário goiano”.

No dia 20 de maio, o Tribunal Regional do Trabalho, fez o lançamento do livro virtual “Memórias do TRT-18” no Auditório dos Goyazes. O livro, idealizado e organizado pelo Centro de Memória, traz ao público narrativas textuais e visuais sobre a história da Justiça do Trabalho em Goiás. No mesmo dia ocorreu também a apresentação do tour 360 graus do Centro de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça de Goiás e o fechamento da Cápsula do Tempo do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. Materializada em uma urna de lona, usada antigamente pela Justiça Eleitoral, a cápsula conterá, dentre outros documentos, os resultados da campanha da “Justiça Eleitoral do Futuro”, que tem por objetivo reunir sugestões de servidores e outros populares com suas expectativas e opiniões sobre a Justiça Eleitoral no período de 2022. A Cápsula do Tempo será aberta em 2032, durante as comemorações do centenário da Justiça Eleitoral.

Para o coordenador adjunto do curso de Direito do Unifan, representar a Instituição em um evento de tamanha importância para a história e para a cultura do poder judiciário goiano é também inserir o centro universitário Alfredo Nasser como participante dessa história.

“Não apenas por se tratar da primeira edição do evento, mas, na medida em que os alunos de Direito iniciam seus estágios nos tribunais, como também, futuramente exercerão a profissão em contato constante e necessário com o poder judiciário goiano, a nossa participação só foi possível somente graças ao acolhimento em forma de convite do presidente do TJGO, evento que marca a história do poder judiciário e conta com toda atenção devida do Unifan”, ressalta o professor Fernando Turchetto.

24/05/2022
Assessoria de Imprensa Unifan