Notícias
Alunos de Fisioterapia promovem Teatro de Orientação com o foco na prevenção de acidentes com queimaduras

No auditório do Centro Universitário Alfredo Nasser foram usados como cenário os ambientes onde podem ocorrer possíveis acidentes com queimaduras em uma festa – churrasqueira, boates, bares, além de fogos de artifício. A atividade faz parte de um projeto de extensão do curso de Fisioterapia do Unifan, onde acadêmicos do 3º e 8º períodos exercitam o que aprendem na sala de aula.

“Estatisticamente a incidência de jovens vítimas desse tipo de acidente é muito grande, por isso é necessário investir na educação, alertando para a gravidade do problema e como evitá-lo”, salienta a professora do curso de Fisioterapia Fabiana da Silveira Bianchi Perez, coordenadora da atividade teatral.
Queimaduras são um sério problema de saúde pública e uma lesão de tratamento difícil. Seus números têm adquirido contornos cada vez mais alarmantes. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Queimadura (SBQ), as queimaduras fazem cerca de um milhão de vítimas por ano no Brasil. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS), confirma que 320 mil crianças morrem anualmente por essa causa.
Na perspectiva de “Educar para prevenir” a comunidade discente, os acadêmicos do 8º período fizeram uma adaptação cênica de uma matéria: Fisioterapia Aplicada às Queimaduras”.

Na plateia, alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio de Aplicação Alfredo Nasser e acadêmicos do 1º período de Fisioterapia acompanhavam atentamente o desempenho dos alunos-atores e a mensagem que era repassada.
Durante a encenação foram mostradas várias situações onde pode ocorrer uma queimadura, desde o bronzeamento com as chamadas “misturas caseiras”, utilização de produtos para tentar acelerar o resfriamento de bebidas, aos choques elétricos e queimaduras com fogos de artifício.

Para a acadêmica do 8º período de Fisioterapia, Florisa Helen, participar da peça foi uma maneira divertida de disseminar o conhecimento e trabalhar com a prevenção.

“A prevenção é a arma mais importante para diminuir o número de acidentes e mortes relacionados às queimaduras. A divulgação de medidas preventivas e a orientação da população são fundamentais”, destaca Leonardo da Costa Silva, aluno do 8º período de Fisioterapia.

Após a apresentação teatral os acadêmicos fizeram uma paródia de uma música popular ressaltando a importância da prevenção aos acidentes. A plateia acompanhou com muito entusiasmo e aplaudiu de pé.
Na entrada do auditório, alunos do 3º período de Fisioterapia montaram maquetes com diferentes sistemas do corpo humano, com o objetivo de explicar ao público as estruturas anatômicas e o funcionamento de cada sistema. A exposição despertou a atenção dos anos alunos do Ensino Fundamental II.
“Buscamos com essa atividade fixar o conhecimento passado na disciplina e aplicar na prática”, explica a professora de Fisiologia Humana, Anna Claudia Sentanin.
A apresentação teatral será reprisada logo mais às 8 da noite no auditório do Centro Universitário Alfredo Nasser.

Veja o resumo fotográfico do evento acessando nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/unifanbr
Assessoria de Imprensa Unifan