Notícias
Projeto de pesquisa do Unifan ganha destaque em publicação internacional

O projeto de pesquisa “Validação de Instrumentos de Avaliação Linguística”, conduzido por professores e acadêmicos do Centro Universitário Alfredo Nasser, foi divulgado na newsletter interna da International Language Testing Association (https://www.iltaonline.com/), uma associação profissional de pesquisadores e elaboradores de avaliações de habilidades linguísticas, tais como os famosos TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e IELTS (International English Language Testing System).
O projeto aprovado pelo CEP/Unifan é liderado pelo professor MSc. Newton Paulo Monteiro (Coordenador do Curso de Letras / CPA) e tem como participantes os professores Dr. Kesley Mariano (Letras, Psicologia, Pedagogia, NEaD), MSc. Sarah Barros (Psicologia / NATPSI), MSc. Leusa Alves Silva (História / NEaD) e as acadêmicas Ana Carolinny Mendes Godoi (Letras), Gabriela de Jesus Ribeiro (Letras) e Sâmara Aires Pinheiro (Psicologia).

Conforme explica o professor Newton Monteiro, o objetivo deste projeto é a elaboração e validação de instrumentos de avaliação diagnóstica para a educação básica. Inicialmente, o trabalho vai se concentrar na construção de um exame com questões objetivas de leitura em língua portuguesa e na produção de rubricas padronizadas para a correção de redações. Tanto os exames quanto as rubricas serão testados com alunos do quinto ano do ensino fundamental de três escolas particulares de pequeno e médio porte. A ideia, segundo o docente, é se certificar de que esses instrumentos têm funcionalidade efetiva de acordo com os procedimentos científicos recomendados na literatura especializada. No momento, o grupo faz análise de livros didáticos do quinto ano para identificar o nível de complexidade dos textos ali publicados. A partir desta análise, serão escolhidos textos com características similares para a construção do exame. Embora esta seja a proposta inicial, o projeto está desenhado para se adaptar a novas oportunidades. “Podemos ir além do quinto ano, da língua portuguesa e da leitura”, comenta.
Um resultado esperado do projeto é a promoção do chamado letramento em avaliação – os conhecimentos que professores e gestores escolares precisam ter para avaliar os estudantes de maneira adequada. Esta é uma contribuição para as três escolas participantes. Nesse sentido, a equipe de pesquisadores irá promover momentos de formação nas escolas, que serão as primeiras a se beneficiar dos instrumentos.

“No futuro, poderemos oferecer estes instrumentos, desenvolvidos com o perfil dessas instituições em mente. Muitas escolas não contam com avaliações cuidadosamente elaboradas, enquanto as que contam utilizam as grandes avaliações externas, cujos resultados quando publicados expõem as instituições. Podemos chegar antes e oferecer-lhes uma ferramenta de diagnóstico antes das provas oficiais. Além disso, também ganhamos internamente, com professores do Unifan acumulando know-how em avaliação”, acentua o coordenador do projeto.
A logomarca foi criada para a apresentação em divulgações em língua inglesa. É uma sigla para Grupo de Pesquisa em Projeto, Desenvolvimento e Pesquisa em Avaliação de Línguas, construída como ‘trocadilho’ com a palavra inglesa Ladder (escada – daí a imagem). A ideia é sugerir progresso em conhecimento. A sigla e nome do grupo é de autoria do professor Newton e a criação visual é do professor Kesley Mariano.
Assessoria de Imprensa Unifan