Medicina promove a 9ª Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família

A abertura da 9ª Jornada Acadêmica de Estudos na Saúde da Família aconteceu no dia 30 de maio no auditório do Centro Universitário Alfredo Nasser. Nesta edição o evento teve como tema “Comunicação como Estratégia do Cuidar Humanizado na Atenção Primária a Saúde” e contou com a adesão de 3472 inscrições, média de 1.120 pessoas por dia.

A JAESF é uma promoção do Módulo de PINESF – Programa Integrado de Estudos na Saúde da Família do curso de Medicina do Unifan e acontece todo semestre, com atividades culturais, palestras e premiações de vídeos de resultados construídos pelos acadêmicos através dos estudos realizados.

Por medidas preventivas ainda de um cenário pandêmico, a programação da Jornada aconteceu de forma remota pelo aplicativo Zoom,entre os dias 06,07 e 08 de junho de 2022, oportunidade do acadêmico  desenvolver as atividades laborativas dentro da Estratégia da Saúde da Família (ESF).

Segundo explica o coordenador da JAESF, professor Joede Alvarenga de Souza Luniere, “a  Jornada promove discussões que contribuem com a criação de estratégias para uma melhor qualidade de vida dos pacientes e famílias adotadas. O PINESF potencializa o trabalho de promoção,prevenção e recuperação na saúde das famílias. Percebemos que a cada semestre os estudos partilhados e as ações vivenciadas na realidade baseada em evidências, caminhamos para uma Medicina personalizada e preditiva, uma Medicina que antecipa problemas e promove a qualidade de vida. Somos instigadores do inovar e da promoção as enfermidades de cada pacientes e seus familiares, acentua o coordenador.

Professora Marília Cordeiro: preparar o aluno para agir por meio de processo crítico, ativo e reflexivo.

Para a professora Marília Cordeiro, a Acadêmica de Estudos na Saúde da Família é um evento técnico-científico que apresenta a comunidade os resultados da adoção das famílias/pacientes a partir do Arco de Maguerez, uma metodologia problematizadora que prepara o discente para agir por meio de processo crítico, ativo e reflexivo.

João Guilherme: “Fazer o módulo de PINESF e o JAESF não é só um aprendizado obrigatório no nosso currículo. É fazer também uma graduação de vida”

“Participar do JAESF é fazer o médico em formação buscar a medicina em sua raiz: avaliar o paciente de maneira biopsicossocial e influenciar o curso da vida dele de maneiras que respeitem a sua condição e seu meio. Fazer o módulo de PINESF e o JAESF não é só um aprendizado obrigatório no nosso currículo. É fazer também uma graduação de vida”, comenta o acadêmico João Guilherme de Souza Ramos.

“Durante a jornada tive a oportunidade de ver a disciplina de PINESF de outra forma, ou seja, não apenas como uma disciplina, mas uma oportunidade de transformação do ser humano. Essa atividade me proporcionou olhar com mais carinho não só para os pacientes, mas também para os meus colegas e professores.  Ficou muito claro pra mim que temos que nos entregar com muito amor e carinho”, ressalta a acadêmica de Medicina Ana Beatriz Dantas Silva.

Ana Beatriz: transformação
Ana Laura: oportunidade

“Participar dessa jornada é, antes de tudo, uma oportunidade de demonstrar a diversos outros alunos através do exemplo o impacto positivo do afeto, da humanidade e de intervenções que estão ao nosso alcance como acadêmicos na vida de um paciente. Significa ver de perto os resultados dos esforços mantidos ao longo do semestre, além da união da teoria com a prática”, acentua Ana Laura Gomes, acadêmica de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser.

29/06/2022