UNIFAN Social atende mais de 2,2 mil pessoas em dois dias de realização

A comissão organizadora do Projeto UNIFAN Social, acontecido nos dias 24 e 25 de junho, no Centro Universitário Alfredo Nasser fechou o mapa de realizações acontecidas nos dois dias do evento. Ao todo foram atendidas mais de duas mil e 200 pessoas, sem computar as presenças na Feira da Sustentabilidade, onde foram expostos trabalhos realizados pelos universitários. O Projeto UNIFAN Social foi uma forma que a Instituição encontrou de repor a falta de realização do maior evento de extensão universitária do Centro Oeste Brasileiro, o Movimento Científico e Cultural de Aparecida de Goiânia (MOCCA), promovido anualmente, mas que está suspenso desde 2018 em função da pandemia.

Professor Alcides e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, acompanhado de perto o trabalho dos acadêmicos do Unifan

A extensão universitária é o momento em que uma Instituição de Ensino Superior mistura a comunidade universitária com a coletividade em geral, interagindo os dois segmentos, com o primeiro ouvindo o segundo e prestando serviços as pessoas em diversas áreas. De acordo com o Reitor do Centro Universitário Alfredo Nasser, Professor Alcides Ribeiro Filho a promoção do UNIFAN Social foi à forma encontrada para deixar claro que a Instituição não abre mão da Extensão Universitária e da Pesquisa em suas atividades curriculares: “Somos uma Instituição que procura formar cidadãos em qualquer um dos cursos que ministramos. Não há o interesse de formar apenas o profissional. Procuramos formar o profissional competente, com responsabilidade social e esclarecido. Desta forma o Centro Universitário UNIFAN não abre mão dos programas de Extensão Universitária e tão pouco do fomento à Pesquisa em sua grade de atribuições para nossa comunidade universitária”, adianta o Reitor, arrematando que o UNIFAN Social superou as expectativas em todos os sentidos: “Nosso planejamento foi prestar serviços a mil e 500 pessoas, uma vez que seguimos protocolos muito rígidos para evitar a possibilidade de aglomeração ou outro risco qualquer de contaminação da Covid ou outra doença qualquer. Mas a dedicação de professores, coordenadores, diretores, Pró-Reitores, acadêmicos e servidores foi tão grande que superamos a nossa meta, sem expor os presentes aos riscos” – completa o Professor Alcides.

Casamento Comunitário: um dos momentos mais aguardados

O evento ocorreu exclusivamente nas instalações do Centro Universitário UNIFAN, do Jardim das Esmeraldas, em Aparecida de Goiânia e ofereceu serviços na área da saúde, direito e legislação, contabilidade e administração, higiene e estética, além da assistência social. O momento mais concorrido foi o do casamento comunitário. O controle para não aglomerar obrigou a organização a aceitar apenas 28 inscrições de casais (no MOCCA este número sempre superou a casa dos 200 casais). Os convidados precisaram guardar a distância necessária e os pares de noivos pela mesma forma. Todos os nubentes já deixaram o local com a Certidão de Casamento devidamente emitida pelo Cartório.

Além do casamento comunitário, houve 48 encaminhamentos para empregos, emissão de 120 carteiras de identidades – o Programa UNIFAN na sua Comunidade despachou com 138 pessoas.

Centenas de atendimentos na área da saúde

Na área da saúde foram realizadas 42 consultas médicas gerais, 90 atendimentos na especialidade de oftalmologia (com teste de glaucoma, avaliação de catarata e da saúde da córnea, além de 10 exames especiais). Em três consultórios odontológicos foram realizados 67 atendimentos e o programa O Peso da Saúde atendeu 260 pessoas. A população necessitada recebeu vacinação: foram aplicadas 348 contra Covid, 36 contra influenza, 113 tríplice viral e 24 pessoas realizaram o teste para Covid; Também foram feitos 11 atendimentos psicológicos, além de orientação de neuropedagogia e o plantão de psicologia que funcionou nos dois dias do evento. Ocorreram 108 atendimentos massoterapêuticos, uma Oficina do Corpo com participação de 20 pessoas, 208 exames de tipagens saguíneas, 208 aferições da taxa de glicemia. Na área jurídica foram realizados 63 atendimentos, com 20 destes sendo convertidos em ações. Os casos mais comuns foram de divórcios consensuais, demandas trabalhistas, penais, de pensões alimentícias, imobiliárias e previdenciárias. Na área contábil e de administração fora realizados 15 atendimentos.

A perspectiva é que em 2023 o MOCCA volte ser realizado, mas caso isto não seja seguro em função da pandemia, o Projeto UNIFAN Social continuará como elo entre a comunidade universitária e a população em geral.

04/07/2022