Notícias

Mais três alunas do Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona do Porto/Portugal fazem a defesa de suas dissertações



A defesa de mestrado de Ana Paula de Oliveira Castro, Cláudia Resende Alves Venturine e Milena de Melo Silva Santos aconteceu no dia 5 de julho de 2022, de forma presencial e na presença de professores do Departamento da Universidade Lusófona do Porto-Portugal.

A primeira turma do Mestrado Internacional em Educação de Aparecida de Goiânia foi aberta em abril de 2017. Ele é ministrado por meio de convênio entre a Instituição Aparecidense e a Universidade Lusófona de Portugal, uma das mais respeitadas da Europa.

Professor Emídio Brasileiro: “parceria exitosa”

 “Uma parceria exitosa que atende plenamente ao Projeto de Acordo de cooperação interinstitucional internacional do Centro Universitário Alfredo Nasser, o que resultou até agora na formação de oito mestres em Ciências da Educação e mais 18 em andamento”, acentua o professor Emídio Silva Falcão Brasileiro, Coordenador de Pesquisa do Unifan.

A Diretora do Mestrado de Ciências da Educação da Universidade Lusófona do Porto, Professora Alcina Manuela de Oliveira Martins, destaca o desempenho das alunas que foram a Portugal defender as suas provas de mestrado. Segundo ela, “As três fizeram um trabalho exemplar de natureza científica que só enaltece o UNIFAN e a Universidade Lusófona do Porto”.

Professora Alcina Martins: “desempenho exemplar das alunas”

A diretora acrescentou que o grupo anterior foi igualmente exemplar. “Todos, sem exceção, deram o seu melhor e acataram sempre as orientações da Lusófona do Porto, mas vou complementar dizendo que nada disto seria possível sem o apoio incondicional do Doutor Carlos Vicchiatti e do Doutor Emílio Brasileiro. Na qualidade de Diretora do Mestrado em Ciências da Educação, da Universidade Lusófona do Porto, sinto um grande orgulho em ter estudantes vindos do UNIFAN. Acredito que a parceria realizada entre as duas instituições é muito frutuosa”, conclui.

Ana Paula: “conhecimento científico de como ser um Mestre”

“O Mestrado trouxe para mim, a priori, como docente, o conhecimento científico de como ser um Mestre, de forma que eu possa utilizar as ferramentas necessárias para instruir os alunos: de como pesquisar um tema e, a partir daí extrair um conceito, utilizando a técnica correta com embasamento teórico bibliográfico”, afirma Ana Paula Castro, Advogada, Professora do Unifan e, agora, Mestra em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona do Porto-Portugal.

Milena Santos: gratidão e ensusiasmo

A Pedagoga Milena de Melo Silva Santos afirma: “Tornar- me mestre deu- me três das coisas que eu tenho de mais importante na vida: resistência, coragem e autoestima. Daqui pra frente é só colher os frutos daquilo que foi semeado com grande amor. Sou grata a Deus pela oportunidade e a todas as pessoas que de forma única contribuíram para que esse sonho fosse possível se realizar”.

Claudia Venturini: realização de sonho

Professora do curso de Gestão em Segurança Pública do Centro Universitário Alfredo Nasser, Cláudia Resende Alves Venturini também não contém o entusiasmo e a satisfação em ter concluído esse mestrado internacional.

“O sonho de conquistar o mestrado faz parte da minha história. E o caminho para sua realização foi árduo e desafiador. O mestrado é fundamental para o professor universitário, pois contribui para a atualização em novas técnicas, processos, ferramentas e temáticas atuais, contribuindo para o crescimento da minha carreira universitária, para o desenvolvimento do meu aluno e para o trabalho colaborativo com meus colegas de profissão. Além disso, a oportunidade em cursar o mestrado em Portugal trouxe ganhos pessoais, além de profissionais e acadêmicos como: maior confiança, independência, melhoria na comunicação, experiência com novos hábitos e novas culturas”, finaliza a docente.

01/08/2022
Assessoria de Imprensa Unifan