Notícias
Emoção marca a Cerimônia do Jaleco para alunos de Medicina do Unifan

O Centro Universitário Alfredo Nasser realizou na manhã desta sexta-feira (5) a tradicional Cerimônia do Jaleco, para alunos da 2ª turma do curso de Medicina de 2022/2. O evento consiste na entrega da vestimenta aos calouros, representando o início dos estudos e o comprometimento com a profissão. Estiveram presentes pais, familiares, docentes e convidados.
Realizada no auditório, a cerimônia foi marcada por muita emoção, tanto por parte dos discentes quanto por todos os presentes no local. A Unifan retoma neste semestre o evento, que já é uma tradição do curso, mas que devido a pandemia teve que ser suspenso nos dois últimos anos e meio.
A Cerimônia do Jaleco acontece em várias universidades pelo mundo e consiste na entrega do jaleco branco aos calouros em alusão ao início dos estudos na área médica, ao mesmo tempo em que os estudantes se comprometem a cumprirem suas obrigações com responsabilidade e respeito.
A abertura foi feita pelo professor pós-doutor Carlos Alberto Vicchiatti, Pró-Reitor Acadêmico do Unifan, que ressaltou a importância do compromisso e responsabilidade dos alunos que, a partir de agora, terão durante a carreira profissional.
“Esse é um momento de transposição do aluno, amortecendo o impacto da saída do ensino médio e do ingresso ao ensino superior. Assim, nós podemos introduzi-lo a esse universo e prepara-lo para o que significa realmente ser médico. É o jeito de ser de nossa Instituição, compartilhamos com os nossos alunos a emoção de grandes momentos”, frisou o Pró-Reitor.
“É uma grande honra para nossa instituição ser escolhida para formar esses novos profissionais. Durante os seis anos do curso, guiaremos estes alunos no árduo processo da formação médica, tão cheia de desafios. Nada melhor do que uma grande festa para recebê-los”, explica o professor Marinaldo Leite, coordenador do curso de Medicina do Unifan.

O ponto alto da cerimônia foi o Juramento de Hipócrates, realizado pelo aluno Gabriel Matheus, que na ocasião representada a turma. Depois de vestidos com os jalecos, eles juraram o compromisso que assumiram ao entrar para o curso, e o de seguir com rigor as normas de biossegurança com responsabilidade e critério. As palavras foram ditas ao lado de pais, amigos, familiares. Muitos se emocionaram ao ponto de não dar conta de controlar as lágrimas.
Eduardo Lacerda, estudante vindo do Distrito Federal, disse que “é sempre bom ter esses momentos solenes para que não seja perdida a essência da profissão, que está no pensamento humanitário, na vontade de cuidar das pessoas e na responsabilidade de ser um profissional da Medicina”.
“Essa cerimônia faz despertar a nossa essência. Desde pequena tive amor pela Medicina, pela vontade de ajudar o próximo. Quando apareceu a oportunidade de fazer esse vestibular, agarrei com as duas mãos, me esforcei bastante, e hoje estou aqui participando de um momento tão importante quanto esse”, contou Christiane Alves de Souza Cruz, que já tem uma filha cursando o oitavo período de Medicina na Unifan.
Adnilton Lemes acompanhava a esposa, agora também acadêmica, no evento e disse que o momento era de muita emoção e orgulho para toda família. “O coração mal cabe em meu peito”, afirmou.
“É uma grande satisfação ver meu filho participando desse momento. A instituição está de parabéns. É um momento muito importante para toda a nossa família”, expressou Deusdete Benevides, pai de um dos calouros.
VEJA O RESUMO FOTOGRÁFICO DO EVENTO ACESSANDO NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:https://www.facebook.com/unifanbr
Assessoria de Imprensa Unifan