Notícias
Cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Unifan realizam ação em incentivo ao “Agosto Dourado” 

Nesta quarta-feira (31/08), os alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia dos turnos matutino e noturno do Centro Universitário Alfredo Nasser, se reuniram no pátio em frente ao auditório da instituição para promover uma ação interdisciplinar com orientações de forma ativa e lúdica sobre a importância da amamentação.
A Atividade tem como alvo a educação em saúde, a professora Marília Cordeiro, uma das orientadoras do projeto, explica que o Ministério da Saúde em todos os meses elege datas comemorativas relacionadas à saúde para voltar atenção, assim, foi comemorado o “Agosto Dourado”. O mês é voltado para a promoção e proteção ao aleitamento materno. “É missão dos profissionais da saúde incentivar esse momento que é tão importante para o desenvolvimento infantil. Uma vez que esses profissionais são figuras aptas para auxiliar a mulher na hora da amamentação” Afirma a professora.
Fabio Alves, aluno do 8º período de Fisioterapia, lembra que a campanha traz um assunto que não é muito discutido nas grandes mídias e incorpora benefício ao conhecimento dos alunos e da sociedade em geral, já que o intuito é levar qualidade de vida. Aluna do 8º período de Enfermagem, Lígia Aquino acredita que a primeira infância merece uma atenção ainda maior e aproveitou o curso para agregar conhecimento curricular.
Para informação e formação do público do Unifan, foi exposto um circuito de atividades com atribuições dos membros familiares e profissionais da saúde, além de um jogo de mitos e verdades que circundam a amamentação (foto). Ao final, o participante mais assertivo leva um brinde.

Entenda mais
A Organização Mundial da Saúde (OMS), instituiu no Brasil o mês de agosto como “Agosto Dourado”, como símbolo da luta pelo incentivo do aleitamento materno. A cor faz referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O movimento teve início em 1990, visando aumentar as taxas de amamentação no mundo, uma vez que o leite materno é um alimento essencial para as crianças até seis meses de vida, auxiliando no desenvolvimento de diversos sistemas: metabólico, imunológico e neurológico. Além de ser um benefício às puérperas, uma vez que diminui o risco de câncer de mama.
Assessoria de Imprensa Unifan