Notícias

Núcleo de Alfabetização e Letramento realiza avaliação para medir o nível escolar de colaboradores do Unifan



Na última quinta-feira (13/10),o curso de Pedagogia do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), por meio Núcleo de Práticas de Alfabetização, Letramento e suas Tecnologias realizou no Núcleo de Práticas Acadêmicas, durante os períodos matutinos e noturno, uma série de avaliações para mensurar o nível de alfabetização e conhecimento tecnológico dos colaboradores da instituição.

Alunos organizados sob supervisão docente

Alunos do curso de Pedagogia foram organizados sob supervisão docente, para aplicar o questionário que utiliza o método Paulo Freire, após coletados e analisados todos os dados, os colaboradores poderão ter acesso a um curso para ampliar o conhecimento, explica o professor Lizandro Polleto, Pós-doutor em educação, “contribuir para a educação e aprendizado do uso das tecnologias dos nossos colaboradores faz parte do projeto de alfabetização e letramento, em contrapartida os nossos alunos exercem a prática para ter uma bagagem ainda maior para apresentarem ao mercado de trabalho”, finaliza.

Os alunos e professores irão organizar e promover grupos de estudos a partir das políticas nacionais/municipais de alfabetização para articular ensino, pesquisa e extensão a fim de melhorar a qualidade no ensino superior, bem como, fornecer atendimento eficaz à comunidade externa e a realização em todo o processo da extensão.

Saiba mais sobre o núcleo

Recém criado, o Núcleo de Práticas de Alfabetização, Letramento e suas Tecnologiasé um espaço estratégico de execução das ações de extensão do curso de Pedagogia do Unifan, cuja execução acontece na região metropolitana de Goiânia e, principalmente, na cidade de Aparecida de Goiânia. Terá como público-alvo jovens e adultos não alfabetizados ou com letramento insuficiente e com dificuldades nas tecnologias que são utilizadas diariamente. O projeto pretende levar os seus serviços à comunidade externa: escolas e espaços de aprendizagem como ONGs, igrejas, centros comunitários, hospitais, dentre outros.

O objetivo é proporcionar o acesso à alfabetização e letramento por meio de  aplicativos, jogos e outros recursos tecnológicos que visam facilitar a aprendizagem, além de inserir os indivíduos no mundo tecnológico que nos cerca. Uma das metas é proporcionar formação acadêmica com conceitos e valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional para desenvolver práticas de alfabetização que fomente a apropriação de diferentes linguagens. O projeto possibilita ainda a formação do professor alfabetizador na relação com a comunidade externa e contribuir com superação dos índices de analfabetismo e alfabetismo rudimentar na comunidade atendida;



15/10/2022
Assessoria de Imprensa Unifan