Notícias

Coordenação de Laboratórios da Unifan promove o IIº Seminário Científico



O evento foi realizado entre os dias 14 e 16 de outubro no Instituto Ciências da Saúde do Centro Universitário Alfredo Nasser e teve como temática principal o “Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, reunindo, além da coordenação de laboratórios do Unifan e professores, técnicos e estagiários dos cursos da área da saúde.

Segundo explica a coordenadora, Jakeline Ferreira de Araujo Lobo, o Seminário teve como objetivo qualificar e capacitar os colaboradores dos laboratórios sobre o descarte adequado de resíduos biológicos, radioativos, perfurocortantes, a forma a qual é realizado o descarte, o transporte e como deve ser feito até a destinação final desses produtos, com o intuito de preparar a equipe para que propaguem informações aos professores e alunos a fim de adquirirem conhecimento e reproduzir de maneira correta no ambiente de trabalho deles.

Os temas foram estudados e apresentados pelos próprios estagiários e técnicos dos laboratórios da Saúde.

No dia quatorze teve início a apresentação dos trabalhos, onde o primeiro palestrante foi o estagiário João Vyctor, pautando sobre a lei nº 6.437/ANVISA e suas atuações e regulamentos.

Em seguida a técnica Gabriely Rodrigues tratou sobre requisitos de boas práticas para o processamento de outras providências (RDC nº 15, de 15 de Março de 2012) citando a saúde e segurança no trabalho, a importância das vestimentas no ambiente laboratorial, assim, tratando com profundidade sobre o âmbito dos equipamentos, processo de limpeza, preparo e armazenamento de produtos esterilizados.

Logo após, com o tema Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 222/2018, destacando a importância do manejo correto dos resíduos de serviços de saúde com armazenamentos temporários e externos e suas classificações A,B,C,D,E, sendo classificados como Grupo A- culturas e estoques de microrganismos, peças anatômicas(membros), órgãos, tecidos e fluidos orgânicos efetividade para Príons, o técnico Hudson Tiago.

Em seguida a palestra continuou com o tema Nova Técnica Brasileira (NBR 9191-2001), falando sobre sacos plásticos para o acondicionamento de lixo, requisitos e método de ensaio, enfatizando que os sacos devem ter tamanhos e espessura adequada para o descarte de lixos laboratoriais, com CNPJ da empresa e o símbolo do lixo infectante para a melhor identificação, tema abordado pelo técnico Lucas Vinicius.

Na sequência da programação, apresentaram as técnicas Karoline e Carollina junto a estagiária Angela, abordando o tema Descarte de resíduos e a melhor forma de manuseio dos materiais contaminados e suas classificações.

Os também estagiários do instituto de ciências da saúde (ICS) Janaina e Luis Fernando que discursaram sobre resíduos sólidos e as classificações.

Para a estagiária Janaina este trabalho “foi muito interessante e motivador, afinal eu não tenho tanta facilidade em apresentar trabalhos desse tipo, e participar de projetos assim, possibilita o nosso desenvolvimento intelectual”.

Para o estagiário Luís Fernando “a ideia e a iniciativa desse tipo de atividade nos mostra a importância sobre aprender conteúdos aos quais serão super importantes para nossa carreira profissional,acho muito interessante e necessário participar e promover seminários com assuntos pertinentes como tratado nesta palestra”.

Finalizando as apresentações do dia quatorze de outubro de dois mil e vinte e dois, a palavra ficou com o técnico Gabriel Soares que explicou o tema “Resíduos de serviços de saúde com ênfase no armazenamento interno, coleta externa e interna de resíduos contaminados”.

No mesmo dia, participaram do evento os estagiários Renan Antunes, Luis Fernando, Janaina, Brenda, Aylana, Ana Clara, Arthur, João Vyctor, Samuel e os técnicos Bruno, Karoline, Hudson, Gabrielly, Carollina, Lucas, Hellyandro e Gabriel juntamente com a Coordenadora dos Laboratórios Jakeline Ferreira.

As Apresentações seguiram no dia dezesseis de outubro com a estagiária Aylana sobre o tema Coleta de Resíduos de Serviços de saúde – NBR-12810, pontuando a coleta, o transporte e o destino do lixo, deverão processar-se em condições que não tragam danos inconvenientes à saúde e ao bem-estar público, essa norma tem o objetivo de fixar os procedimentos exigíveis para coleta interna e externa dos resíduos de serviços de saúde sob condições de higiene e segurança.

Participou também o colaborador Samuel que apresentou NBR 12809/1993 Procedimentos de Coleta e Resíduos de saúde, todos os funcionários devem estar devidamente adequados com equipamentos. Tratando sobre a NBR 12.808 que classifica os resíduos de serviços de saúde quanto aos riscos potenciais ao meio ambiente e a saúde pública, para que tenham gerenciamento adequado, explicou cada local que deve ocorrer o descarte por classe.

“Este trabalho proporcionou conhecimento aos colaboradores do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), para fins de propagar informações verídicas para evitar erros com o manuseio de resíduos sólidos como citados”, destaca a professora Jakeline Lobo.

Veja mais fotos acessando nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/unifanbr/

11/11/2022
Assessoria de Imprensa Unifan