Notícias

UNIFAN participa da XIV Reunião de Professores Rondonistas



Reunião plenária com todas as IES

O Centro Universitário Alfredo Nasser – nas pessoas dos professores Dr. Carlos Alberto Vicchiatti (Pró-Reitor Acadêmico) e Dr. Júlio César Borges (coordenador institucional do Projeto Rondon) – participou da XIV Reunião de Professores Rondonistas, na cidade de Salvador, Bahia, entre os dias 21 e 25 de novembro. Estiveram presentes professores (as) de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, reitores e pró-reitores, equipe técnica e oficiais do Ministério da Defesa.

Periodicamente, o Projeto Rondon promove esse evento para avaliação e produção de subsídios para o aperfeiçoamento das suas operações. Realizado a cada dois anos, tal atividade proporciona a multiplicação do conhecimento entre os professores e a oportunidade para padronização de procedimentos quanto à gestão do Projeto Rondon, com ênfase na execução das diversas fases de uma operação.

Segundo o Prof. Dr. Júlio César Borges, “nossa participação foi muito enriquecedora. Além da rede de contatos propiciada, o encontro também agregou muito conhecimento que, com certeza, será acionado na realização da Operação Lobo-Guará, na qual atuaremos no município de Nova Roma, norte de Goiás, em janeiro e fevereiro de 2023”.

O evento foi uma oportunidade de interação com a metodologia e o desenvolvimento das operações do Projeto Rondon, além do contato com outros professores para a troca de informações e para o fortalecimento desse Projeto Estratégico no âmbito das IES.

Reunião do GT sobre Avaliação

“A presença do Centro Universitário Alfredo Nasser, na XIV Reunião de Professores Rondonistas, ressalta a importância da nossa Instituição para o desenvolvimento social do estado de Goiás e região Centro-Oeste do Brasil. Esse encontro reuniu as principais Instituições de Ensino Superior do país e apontou para a relevância da curricularização da extensão, em que o Unifan é pioneiro”, ressalta o pró-reitor acadêmico, Prof. Dr. Carlos Alberto Vicchiatti.

Os participantes foram divididos em três grupos de trabalho (GT). Os representantes do Unifan colaboraram com o GT sobre Avaliação do Projeto Rondon; os outros dois GTs trataram das operações regionais e da constituição de núcleos do Projeto Rondon nas Instituições. Ao final, o Ministério da Defesa reuniu as contribuições dos GTs para aperfeiçoamento do Projeto Rondon. 

Em primeiro plano General Abrahão, integrante do Ministério da Defesa (Esq.) e Prof. Dr. Carlos Alberto Vicchiatti

O que é?

O Projeto Rondon, desenvolvido e coordenado pelo Ministério da Defesa, teve início no ano de 1967 com objetivo de levar ações de extensão universitária para regiões isoladas da Amazônia. Em sua primeira operação (Operação Zero ou Piloto), contou com trinta alunos e dois professores de universidades do Estado do Rio de Janeiro que realizaram ações de extensão em Rondônia. Sua primeira fase durou até o ano de 1989. No ano de 2005, foi retomado e ampliado para outros territórios marcados pela vulnerabilidade social. Até o presente já realizou, segundo dados do Ministério da Defesa, oitenta e duas operações, em 1.213 municípios de vinte e quatro unidades da federação, com a participação de 2.306 instituições de ensino superior e 22.896 rondonistas  (universitários e professores), alcançando cerca de 2 milhões de pessoas. O Projeto conta com parceria do Ministério da Educação, o Ministério da Cidadania, o Ministério da Saúde, o Ministério do Meio Ambiente, o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria de Governo da Presidência da República, além dos Governos Estadual e Municipal e Instituições de Ensino Superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. Tem como objetivos gerais contribuir para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário e com o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias. O Unifan atuará na Operação Lobo-Guará, prevista para os dias 19 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023.

29/11/2022
Assessoria de Imprensa Unifan