Notícias
Unifan promove recepção diferenciada aos estudantes que realizaram as provas do ENADE

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022 foram aplicadas neste domingo (27). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 598.116 estudantes concluintes estão inscritos no exame.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. O objetivo do exame é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, bem como as competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional.
Os portões de acesso aos locais de provas por todo o país foram abertos às 12h. No Centro Universitário Alfredo Nasser, em Aparecida de Goiânia, os alunos tiveram uma recepção diferente, com a assinatura do “jeito Unifan de ser”.
Conforme explica a coordenadora do Núcleo de Orientações dos Trabalhos Acadêmicos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e coordenadora de Extensão do Centro Universitário Alfredo Nasser, professora Juliane Aparecida Ribeiro Diniz, o trabalho de acolhida e recepção iniciou durante a semana anterior da prova, com a confecção das camisetas para os docentes e os discentes envolvidos na avaliação Enade, como também na preparação cuidadosa dos kits que foram distribuídos aos estudantes.

No domingo, os acadêmicos foram recepcionados na entrada da Unifan pelos coordenadores e professores dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Gestão Pública, Logística e Psicologia, desejando boa prova e distribuindo os kits, contendo suco, água, duas canetas, uma maçã, uma barra de cereal e uma bolacha. Cerca de 50 docentes estiveram envolvidos na iniciativa.

Os estudantes eram acolhidos pelos docentes e coordenadores de curso, que pronunciavam palavras e expressões de incentivo e força na realização da prova. Em seguida, os discentes eram direcionados às mesas de distribuição dos kits. Quando tinham dúvidas com relação às salas de provas, os coordenadores de curso consultavam o site do INEP e identificavam os locais. Em seguida, os docentes acompanhavam os alunos até a porta da IES.
“Em âmbito institucional esta atividade demonstra a responsabilidade social da IES com a formação integral dos estudantes, bem como a atuação parceira entre Pró-Reitoria, coordenações de curso e professores. Para os estudantes, realizar a prova sabendo do apoio, do comprometimento e do acolhimento dos professores é sinal de sucesso e confiança”, ressalta a professora Juliane Diniz.
Enade
Em 2022, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.
O Enade avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela avaliação de cursos de graduação e pela avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras.
Assessoria de Imprensa Unifan