Notícias

Alunos do curso de Medicina da Unifan participam do OSCE 2022



Durante a formação médica é importante que os futuros profissionais sejam avaliados além dos conceitos teóricos. Assim, o Exame Clínico Objetivo e Estruturado (em inglês, Objective, Structured, Clinical Examination, OSCE), é um importante instrumento para avaliação de competência.

De modo geral, o exame avalia as principais competências das quatro áreas da medicina abordadas durante o internato. Assim, o OSCE é aplicado a Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Saúde Mental.

O exame é baseado na rotatividade. Por isso, é dividido por estações, que podem ser uma sala ou uma mesa. Nela será simulado um atendimento. Os alunos percorrem as estações e têm um período pré-estabelecido para realizar o exercício. Durante a aplicação, os estudantes são avaliados por um professor ou instrutor.

Por meio de um check-list objetivo, aspectos de conhecimentos técnicos, habilidades com o paciente e raciocínio diagnóstico. Desenvolvido em 1975, o exame agora é um padrão. Atualmente, ele é utilizado internacionalmente nas profissões da área da saúde para avaliação de desempenho clínico.

Nos dias 15, 16 e 17 de dezembro de dois mil e vinte e dois, o Centro Universitário Alfredo Nasser Unifan participou do Objective Strutured Clinical Examination, a fim de avaliar o desempenho clínico dos alunos do curso de Medicina da instituição.

O OSCE foi organizado pelo Coordenador Adjunto e Supervisor de Habilidades Clínicas,  Professor Marinaldo Soares Leite e os auxiliares de Coordenação Murillo de Sousa Pinto e Francisco Prado Reis.

Para que essa atividade acontecesse com excelência, houve a participação dos técnicos Karoline, Bruno, Carollina, Gabriely, Hellyandro, Gabriel, Lucas, Hudson, João Victor e Khonrad, os estagiários Renan, Luis Fernando, Janaina, Renata, Aylana, Brenda, Angela, Arthur e Ana Clara, sob a supervisão da Coordenadora dos Laboratórios ICS, CESU e ABO Profº. MsC Jakeline Ferreira de Araújo Lobo.

Segundo a Aluna de Medicina Pablesca Bastos Miranda “foi muito bacana, interessante e construtivo passar por uma situação de tensão, e a prévia do OSCE te dá essa tensão, uma ansiedade e você precisa colocar todo o seu conhecimento em atividade para realizar as provas”. Explica a discente

De acordo com a aluna Luana Lopes “eu achei muito dinâmico, muito prático, nós que somos participantes ficamos muito tensos, mas achei muito bem preparado tanto as estações quanto os professores que aplicaram para nós as atividades”.

Para a aluna Maura Lobo “as estações são bem montadas, a primeira e segunda estação nos deixou mais tranquilos, a terceira estação eu achei mais complicada por conta do nervosismo, mas tudo influência para seu estado emocional, no fim creio que deu tudo certo”.

O estagiário Renan Cintra auxiliou na orientação e fiscalização dos alunos nos dias 15 e 16 e afirma: “Poder participar da organização do OSCE, foi muito bom e me proporcionou muito aprendizado. Fiquei feliz todas as vezes que após a finalização das provas os alunos se sentiam aliviados e com fé no possível resultado que eles atingiram, participei como ator no dia 16, sendo paciente em uma das estações, foi muito interessante ver como de fato funciona a avaliação dos alunos e ver a competência e responsabilidade que todos os envolvidos nesse método proporcionam para que aconteça de forma coesa e sigilosa evitando com que informações sejam vazadas e fazendo com que os alunos sejam de fato bem avaliados de acordo com seu desempenho e ainda acho que essa avaliação deveria não ser somente para o curso de medicina, mais sim para os demais cursos da saúde, como a Enfermagem que é o curso ao qual eu faço”, pontua o colaborador.

Veja mais…https://www.facebook.com/unifanbr/

22/12/2022
Assessoria de Imprensa Unifan