Notícias

UNIFAN finaliza ações do Projeto Rondon na região norte de Goiás



O Centro Universitário Alfredo Nasser finalizou ontem (quinta-feira, dia 2) as ações de extensão da Operação Lobo Guará, do Projeto Rondon, no município de Nova Roma, região norte do Estado de Goiás. Desde o dia 23 de janeiro, sob a coordenação do Prof. Dr. Júlio César Borges e da Profa. Dra. Ana Celuta Fulgêncio Taveira, foram trabalhados diversos temas relacionados à cultura, justiça e Direitos Humanos, educação e saúde – direcionados a agentes públicos locais e sociedade civil. A equipe da Unifan é composta ainda por oito estudantes dos cursos de Direito, Psicologia, Pedagogia e Medicina.

Foram visitadas diversas comunidades da zona rural e do núcleo urbano de Nova Roma. As ações beneficiaram os povoados do Brejo, Aurominas, São Sebastião, Amendoim, Cormari, Canabrava (Projeto de Assentamento da Reforma Agrária) e a comunidade kalunga da Família Magalhães. Na cidade, os rondonistas concentraram seus esforços no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Academia da Saúde, Feira Coberta, Escola Municipal Henrique Passos e Escola Estadual Castelo Branco. Com uso de diferentes metodologias, o Unifan conseguiu atingir centenas de pessoas dos públicos-alvo.

Augusta Gomes, Povoado Cormari

“Eu tô achando isso aqui muito bom porque é a primeira vez que vem aqui. Pra mim tá sendo uma coisa muito importante! É por causa que a gente não conhece certas palavras e hoje estão dirigindo pra nós essas palavras. Vai trazer coisa melhor pra gente; boas ações com explicação muito boa. Espero que venham mais vezes. Muito bom ver que se deslocaram de longe pra vir aqui (…). Fiquei muito satisfeita! Largaram suas localidades pra visitar nossos habitantes, trouxe boas palavras pra nós”, comentou a dona, Augusta Sousa de Oliveira Gomes, 59 anos, moradora do Povoado Cormari.

Modesto Gomes dos Anjos: “a gente seguia no caminho errado”

O Sr. Modesto Gomes dos Anjos, 65 anos, também morador do Povoado Cormari sublinha a importância do Projeto Rondon na zona rural de Nova Roma. “Eu achei a programação muito boa porque a gente seguia no caminho errado de fazer algumas coisas; agora vai melhorar pra quem veio e prestou atenção”. Ele realizou testes de glicemia, pressão arterial e ouviu orientações de saúde dos rondonistas do Centro Universitário Alfredo Nasser.

Para Gilvan Magalhães Pereira, presidente da Associação Quilombola Família Magalhães, as oficinas foram muito bem executadas e trouxeram esperança para a comunidade.

Liderança Kalunga Gilvan Magalhães Pereira (à dir, de branco)

“Quero agradecer a equipe Rondon pela visita à nossa comunidade quilombola, porque foi de grande valia pra nós os ensinamentos. Agradecer também a parte jurídica que está nos ajudando no âmbito do título da terra que há anos vem se arrastando sem nenhuma resposta para nós (só nos é pedido que esperemos). Esse título é muito importante para a vida do nosso povo, de todos no quilombo: uma vez com título não precisaremos sair de nossa comunidade para trabalhar fora. Conseguiremos sobreviver com o fruto do nosso trabalho nas nossas terras”, concluiu o líder Kalunga.

Secretária Lena ao centro (de verde), ladeada pelos rondonistas

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Marlene Ferreira Figueiredo de Sousa, o Projeto Rondon surpreendeu. “Vocês trouxeram conhecimento, muito aprendizado. Fica aquela amizade que é para sempre, vai permanecer sem fim”.

Nos dias 3 e 4 de fevereiro, os rondonistas participarão do encerramento oficial com as equipes das demais Instituições e Ministério da Defesa, em Brasília/DF.

03/02/2023
Assessoria de Imprensa Unifan