Notícias
Ligas de Medicina da Unifan promovem campanha de doação de sangue

A doação de sangue é um ato de solidariedade, salva vidas e no Brasil acontece de forma voluntária. Pensando nisso, duas ligas de Medicina se juntaram para realizar uma campanha de doação de sangue no Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), nesta quarta-feira (19/04). Os doadores passaram por uma triagem que além de descartar alguns problemas de saúde, levou agendamento em horário marcado.

O aluno do segundo período de Medicina, Matheus Ramos relatou que ao passar na porta do auditório observou a ação e resolveu fazer a doação de sangue pela primeira vez. Além dele, mais dois amigos o acompanharam. Segundo Matheus doação é um ato de amor, principalmente por fazer um curso na área da saúde.

Outra doadora que não perdeu tempo foi a Zenaide Alves dos Santos, aluna do oitavo período do curso de Biomedicina da Unifan. Pela segunda vez ela resolveu doar sangue. “É muito importante ajudar quem precisa, por isso eu estou aqui, eu sei que os efeitos da pandemia afastaram as pessoas dos bancos de doações, então essa é uma ação de grande valia”, encerra a aluna.
A presidente da Liga Acadêmica de Oncologia do Curso de Medicina da Unifan – Laonc, Luiza Melo Lucas, afirma que a iniciativa para trazer o instituto pela terceira vez para mais próximo dos doadores foi do grupo, uma vez que a Instituição tem muitos alunos, que às vezes não podem se deslocar até um ponto de coleta. “Mais que boas ações os nossos alunos também vão aprender junto com profissionais competentes. Quem participou da ação voluntariando o seu serviço ganhou certificado de horas” finaliza a aluna. A Liga Acadêmica do Sorriso – Laso, também ajudou na organização da campanha.

O ônibus foi posicionado na entrada principal da Instituição para facilitar o acesso. A médica hematologista, Alexandra Vilela Gonçalves, que atua no banco de sangue do Instituto de Hemoterapia de Goiânia (IHG), diz que o sangue é um componente vital para a sobrevida de muitos pacientes.
“Normalmente um paciente internado irá precisar de sangue, principalmente nas realizações de cirurgias cardíacas, quando há politraumatismo e internação na UTI, por isso, contamos sempre com a participação de instituições e da sociedade na estimulação de campanha para doação de sangue”, enfatiza a hematologista. A médica afirma ainda que quem quiser levar o sistema de doação para outros locais, basta procurar o banco de sangue no telefone: 3219-7100.
Assessoria de Imprensa Unifan